segunda-feira, 16 de maio de 2011

I Encontro de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região - 2º dia!


Caminhada
**Mulheres cadeirantes a frente, por trás delas pessoas em pé. Todos usam uma camisa rosa com o símbolo do desenho universal no peito e o escrito "I Encontro de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região"**
    Gente, o segundo dia do evento foi repleto de discussões e finalizou-se com uma caminhada pelas ruas de Mossoró!
    Tendo como tema geral: "Mulheres com Deficiência: ocupando espaços", o encontro abordou vários temas. na mesa de abertura,, composta por autoridades locais e representantes das entidades que estavam envolvidas com o evento, lembrou-se do avanço da mulher na sociedade, no mercado de trabalho e que este espaço foi garantido através de uma luta coletiva. A frase de ordem foi "Nos somos mulheres com deficiência, sim, incapazes, não!"
   Iniciando as discussões, a assistente social Adenize Queiroz da UFPB, discorreu sobre o tema "Ocupando Espaços", falou que não se via na condição de plaestrante neste evento e sim como mulher com deficiência, orgulhosa da luta. Ressaltou a vulnerabilidade da mulher, no trabalho, na família, na sociedade, na educação e pelo fato de ser mulher. O que mais me chamou atenção foi quando a mesma falou sobre a "Teoria da Resiliência", que para a psicologia é passar por momentos difíceis e utilizar esta oportunidade para crescer. É superar situações adversas. E lembrou que este encontro é um passo para a resiliência.
    Adenize finalizou em grande estilo sua palestra dizendo "Nada sobre a mulher com deficiência, sem a mulher com deficiência. Não esconda-se por trás da sua deficiência, não fique sozinha, junte-se ao movimento, seja resiliente, seja feliz! Eu sou Adenize com limitações, mas plena de possibilidades."
    Seguindo as palestras, o segundo tema foi "Saúde e Sexualidade da Mulher com Deficiência: Mitos e Realidades", com participação da médica Iris Menezes, a psicóloga Marilu Martins e a mãe cadeirante Renata Fernandes. A médica se deteve a saúde preventiva, mas a Marilu, psicóloga, deu um show mostrando a sexualidade além do ato sexual, e a Renata contou sua experiência como mãe cadeirante o que enriqueceu a palestra!
    A última apresentação foi com a Verônica Castro, cega, aluna do 4ºperíodo de direito da Universidade Potiguar e Louise Vale, assistente social que falaram sobre os direitos com foco no Benefício de Prestação Continuada e a Conferência da Pessoa com Deficiência.
   Por fim, tivemos uma homenagem as mães de crianças com deficiência e mães com deficiência e partimos então para a caminhada de encerramento do evento!

3 comentários:

  1. O evento foi ótimo, as palestrantes nos emocionaram com histórias de muita superação.

    ResponderExcluir
  2. parabéns, por essa iniciativa q emocionou todos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa lendo essa materia fiquei emocionada, em ler a visao de quem estava na plateia e nao quem estava na organização, eu como uma das organizadoras, fiquei muito feliz por ter conseguido atingir os nossos objetivos. mas coisas vem por ai, aguardem!!

    ResponderExcluir