quinta-feira, 2 de junho de 2011

SENAC Alecrim

    Hoje temos uma avaliação sobre a acessibilidade no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, unidade Alecrim. Situada a Avenida Alexandrino de Alencar, 556 no bairro do Alecrim. Fui aluna de alguns cursos nesta unidade antes dela passar por essa reforma e ralmente deixava a desejar quanto a acessibilidade.
    Mas hoje posso dizer que além de excelência no ensino, esta unidade é modelo de acessibilidade, digo porque fui lá e conferi! Há dois anos passou por uma reforma geral para adequar-se as normas da acessibilidade e digo que todos saíram ganhando, o SENAC por poder melhor receber qualquer aluno, independente de sua condição física; os alunos por poderem estudar em um ambiente confortável, seguro e acessível a todos e Natal por poder marcar em seu mapa mais um lugar acessível pronto para receber todos.
    Lá, fui super bem recebida por Nicolas Rebouças, um dos responsáveis pela Comunicação e Marketing do SENAC, colaborador bastante envolvido e pronto para responder todas as minhas dúvidas. Daqueles que você vê que veste a camisa da empresa.
   Começamos pela entrada, só existem 2 vagas de estacionamento a frente do prédio, ambas são reservadas, uma para idosos e outra para pessoa com deficiência. Há dois acessos, ambos são rampas, só que um tem barras de apoio por todo o percurso e o segundo é um espaço mais amplo, que Nicolas informou que é mais usado por aqueles alunos que vêm para aula de moto!

    Todo o prédio tem piso tátil para uma melhor orientação das pessoas com deficiência visual, além de todos os lugares serem identificados através de plaquinhas onde está escrito o nome do lugar em letras maiúsculas e em braille. Achei essa atenção com o deficiente visual o máximo!
    O prédio conta com um primeiro andar, onde localizam-se várias salas, o acesso a este andar pode ser feito por escadas ou elevador. 
    Todas as portas foram alargadas e há barras de apoio no banheiro e por todo o prédio! Há gente, o banheiro, é um capítulo a parte, sabe aquele banheiro que todo mundo queria na sua casa? Tem lá... E existem 2 banheiros acessíveis, um deles ainda conta com local para banho! No dia das fotos tava sem o chuveiro, mas isso está sendo providenciado! kkkkk
     Há um estacionamento na parte de trás do prédio que também conta com uma vaga reservada para pessoa com deficiência, esse espaço já existia quando estudei lá, e pasmem a vaga é respeitada!
     Depois de fotografar tudo, sentei na cantina com o Nicolas para trocarmos algumas idéias, ele me falou sobre a existência de 16 colaboradores com deficiência espalhados por todas as unidades e destacou a colaboradora Oneide Leão, ela veio trabalhar na instituição quando todos falavam que o deficiente visual era o mais difícil de incluir no trabalho, e o SENAC aceitou esse desafio, implantou programa que controla aplicativos através de sistema de voz, improvisou plaquinhas em braille para os elevadores e a mesma adaptou-se tão bem que desde então se mantém como colaboradora.
    Fiquei curiosa sobre as outras unidades, quando estas estarão acessíveis? E o Nicolas me disse que o Alecrim foi apenas a primeira e que cada uma passará por essa reforma também. Me preocupo muito com a unidade Barreira Roxa, pois é onde funciona o Hotel Escola e tem um grande fluxo de alunos e hóspedes, pretendo passar lá para fazer o "antes" e "depois"! Ficaria interessante.
    Então, concluindo, houve um gasto em torno de 2 milhões, sei que é muito dinheiro, mas acredito que tornar um ambiente acessível e poder receber qualquer um sem distinção não tem preço! Parabenizo o SENAC-RN por essa atitude e indico demais como instituição de ensino! A todas as outras, sigam o exemplo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário