sábado, 4 de junho de 2011

Projeto Natal Acessível!

    Gente, fuçando a net em busca de notícias quanto a acessibilidade na nossa cidade, encontrei um projeto com o mesmo nome do blog, isso mesmo, Natal Acessível, esta notícia é de 03/08/2004. Agora copio na íntegra e deixo o link para quem quiser conferir. Vamos dicutir o que foi feito, ou não!

Projeto prevê melhor acessibilidade em Natal

Uma cidade mais acessível. Esta é a meta do Projeto Natal Acessível apresentado ontem, 02, ao prefeito Carlos Eduardo durante reunião com a comissão responsável pela sua elaboração. A comissão, que é composta por técnicos da Prefeitura do Natal, Crea, Cefet, Corde e Seturn, prevê um prazo de seis anos para que Natal possa dispor de uma acessibilidade maior para todas as pessoas. O prefeito aprovou a idéia que será implantada em forma de decreto.
(Já estamos no sétimo ano após essa notícia ser publicada, é aí galera a acessibilidade chegou aí, por que aqui onde moro chegou não!)


Na prática, uma cidade mais acessível é aquela que tem facilitado o acesso aos mais diversos locais, sejam públicos ou privados, diminuindos desta forma os obstáculos principalmente para as pessoas portadoras de necessidades especiais. São calçadas, rampas, travessias, corrimões, sinalizações, entre outros. O projeto prevê ainda a adaptação do sistema de transporte público, inclusive os alternativos e trens, bem como a adaptação das paradas de ônibus. É a exclusão das barreiras arquitetônicas.
(Que bonito tudo isso no papel, então, os ônibus tiveram um aumento na frota com ônibus acessíveis, mas quem precisa deles sabe que ainda não atende a demanda e a distribuição de linhas foi extremamente mal feita. Sobre os alternativos e trens quero nem comentar, porque não atendem bem nem a galera sem deficiência, e especificamente sobre os trens, gente é uma piada com o usuário, não tem a menor condição de uso!)

A idéia, segundo Maria Bernadete Lula, que representava o CREA na reunião, é implantar o projeto por etapas começando pelas ruas do Centro e da Ribeira. Posteriormente, numa segunda etapa, às Praias do Forte, Areia Preta, Ponta Negra e o centro do Alecrim. E por último, os bairros das Quintas, Lagoa Seca, Cidade da Esperança e Zona Norte (terceira etapa).
(Essa eu só comento se vocês pedirem, porque pelamor, quem trafega tranquilamente por esses bairros levanta  mão aí... cri, cri, cri...)

Bernadete explicou que na primeira etapa se faria a acessibilidade na Avenida Rio Branco, partindo da Ulisses Caldas em direção a Ribeira, até o largo Dom Bosco, onde está localizada à Igreja do Bom Jesus das Dores. Para que a acessibilidade seja completa será necessário o apoio dos comerciantes e empresários. As pessoas que aderirem ao projeto serão contempladas com o título: Amigo dos Portadores de Necessidades Especiais e terão o nome do estabelecimento incluído num catálogo.
(Viram aí o "se faria", ou seja, não se faz mais... Por isso a cidade tá do mesmooo jeito, agora entendi! Cadê esse catálogo?! Nem conto... é segredo!)

Após ouvir toda a apresentação do Projeto Natal Acessível, o prefeito Carlos Eduardo destacou a importância de toda a sociedade se engajar para a sua efetivação. Ele adiantou que já neste próximo fim de semana estará levando a idéia para os parceiros da Prefeitura que participam do Programa Nosso Bairro Cidadão. “Precisamos criar a cultura da acessibilidade”, adiantou.
(Precisamos é respeitar o próximo e parar de preconceito idiota, barreiras atitudianais são o fim!)

Carlos Eduardo assinalou também a importância do projeto uma vez que Natal é uma cidade que recebe anualmente uma média de 1,5 milhão de turistas e não pode perder esta posição de acessibilidade. Ele ressaltou também o compromisso dos técnicos responsáveis pela elaboração do Projeto Natal Acessível com o bem estar da coletividade.
(Que posição é essa? Desconheço! kkkkkk)

    Para ilustrar a situação atual, apresento uma matéria veiculada pela TVU/RN em fevereiro desse ano:

    Então, é isso, agora tirem vocês suas conclusões! E aí, passados 7 anos estamos na cidade acessível prometida? Bem, eu acho que não caminhamos quase nada de lá para cá, mas estamos aí, vivendo e aprendendo a jogar. Mais uma vez relembro a vocês da importância do voto, estamos numa situação caótica, nada funciona na cidade e ser acessível é uma realidade distante, e aí, vamos continuar na mesma ou fazer diferente?
     Beijão e ótimo fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário