quinta-feira, 17 de março de 2011

Audiodescrição!

    Que significa palavrão esse palavrão aê? A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão.
   É tornar os meios culturais acessíveis para aproximadamente 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial, que encontram-se excluídos da experiência audiovisual e cênica.
    Quando conheci o Blog da Audiodescrição comecei a procurar entender a importância deste recurso, e simplesmente me joguei numa experiência que tenho indicado todos fazer, vendei meu olhos, liguei a TV e fui "assistir" um programa, para que a experiência fosse ainda mais "sentida", eu escolhi um programa da televisão local, imaginem... Se as grandes emissoras insistem em ocultar a audiodescrição, o que dizer das aprendizes de emissoras.
    O programa escolhido, foi o "Sim Verão", apresentado por Manu Pessoa e Netinho (aquele cantor lá da Bahia), a abertura tinha uam música beeem animada, mas eu não sabia que imagens alí estavam sendo representadas. Mas imaginei que tivesse sol, praia, côco, gente bonita, alguém praieiro (ainda não conferi o que realmente passava lá)
    Este foi um programa executado no veraneio para atualizar a galera das coisas que bombavam em Natal nesse período, além de contar com participações musicais.
    Então, durante o programa inteiro eu não consegui entender muita coisa, as vezes estava sendo mostrado algo, só com uma música ao fundo, então, o que se passava? Num sei, até agora...
    Vou admitir que não consegui ficar o programa inteiro vendada, mas pretendo escolher outro e me segurar, mas foi uma experiência que me fez enxergar o quanto a AD é importante, pois como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras, então a audiodescrição vale muito mais que essas mil, tenho certeza.
    Experimente também, e me conta depois!
    Curtam agora um trecho do filme "O Brasil é o bicho" com audiodescrição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário