segunda-feira, 4 de junho de 2012

Jogos Paralímpicos de Londres

    Aproveitando que está se aproximando a realização dos Jogos Paralímpicos de Londres, vamos divulgar os atletas do nosso Estado que estarão integrando a delegação brasileira. Estarei replicando a Sessão Atleta da Semana do site do Comitê Paralímpico Brasileiro.
    E hoje trago a atleta Edênia Garcia, nosso orgulho, uma menina simples, de sorriso tímido, mas que nos enche de alegria quando se joga nas piscinas do mundo! Ela veio do Crato/CE e abraçou a cidade de Natal/RN como novo berço, sem esquecer suas origens, claro! Ela, é do Crato, de Natal, é do Brasiiiiiiiiiil!


Nome: Edênia Nogueira Garcia
Data e local de nascimento: 30/04/1987, Crato (CE)

Peso: 65,7kg
Altura: 1,64m

Classe: S4, SM4 e SB3
Um hobby: Gosto de ler muito, em especial sobre esportes. Além disto, sou apaixonada por música, especialmente MPB e eletrônica

Comida predileta: O baião de dois, prato típico do Ceará que mistura arroz e feijão é irresistível. Feito pela minha mãe, com feijão verde e pequi, é uma delícia
Um esportista que o inspira: Admiro a Dara Torres, nadadora norte-americana que disputou cinco Olimpíadas entre 1984 e 2008, dona de doze medalhas nos Jogos. No Brasil, gosto muito do Andre Brasil, nadador paralímpico que conquistou quatro ouros em Pequim 2008, aprecio a dedicação dele aos treinos e ao esporte

Principais conquistas: Prata nas Paralimpíadas de Atenas 2004; bronze nas Paralimpíadas de Pequim 2008; tricampeã mundial nos 50m em 2002, 2006 e 2010; quatro medalhas de ouro no Parapan de Mar Del Plata 2003; dois ouros e dois bronzes no Parapn Rio 2007; ouro no Parapan de Guadalajara em 2011
Momento inesquecível no esporte: Não foi uma conquista de medalha, mas a sensação foi a mesma. Fiquei extremamente feliz quando recebi um e-mail do Tubiba (Edilson Alves da Rocha), diretor técnico do CPB, me dizendo que a prova dos 50m costas para mulheres havia sido aceita para integrar o conjunto de disputas da natação paralímpica em Londres 2012. Em Atenas 2004 nadei esta prova e fui medalha de prata, já em Pequim 2008 os organizadores tiraram os 50m costas feminino. Havia uma dúvida se poderia nadar agora ou não, e deu tudo certo. É minha prova mais forte, minha especialidade. Nela tenho minhas maiores chances, por isso fiquei tão contente. Já liderei o ranking mundial, hoje sou a número dois do mundo, mas vou em busca do ouro

Um ídolo: Meu maior ídolo é com certeza minha mãe, dona Maria das Graças. Foi ela quem esteve ao meu lado quando descobrimos minha doença (Edênia nasceu com polineuropatia sensitiva, doença progressiva que prejudica os movimentos de braços e pernas). É mulher de muita força e coragem, é nela que me inspiro todos os dias
Uma frase: É uma frase de minha autoria mesmo: a medalha nada mais é que o desejo profundo de transformar o suor em algo concreto. É este o meu pensamento, treino forte todos os dias, me dedico a natação para ser recompensada com muitas medalhas dentro das piscinas

Principal sonho: Como quase todos os atletas, meu sonho é conquistar a medalha de ouro paralímpica. Na verdade, o maior objetivo é chegar em Londres no auge da minha forma física e técnica, para que consiga nadar o melhor tempo da minha vida até então, e assim, ter grandes chances de conquistar esta inédita medalha de ouro. No início de abril, na conquista dos meus dois ouros no Open de Sheffield, na Inglaterra, venci pela primeira vez minha maior adversária, uma nadadora holandesa, atual recordista mundial. Isso me deixou bastante animada para Londres. Tenho uma responsabilidade muito grande, sou integrante do Projeto Ouro, iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro que me permite ter as melhores condições para buscar esta medalha, estou confiante de que posso conseguir
Edênia por si mesma: Considero-me uma perfeccionista. Todos os dias busco minha superação, para que não tenha a impressão de que no final das contas fiz meu trabalho pela metade. Vou em busca dos meus sonhos e, a partir daí, quero sempre fazer o meu melhor em tudo o que estiver envolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário