quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

16º FIART - Feira Internacional de Artesanato

    Hoje trago uma opção de passeio, que está acontecendo em Natal desde sexta passada e vai até domingo, eu visitei e gostei muitoo, a 16º FIART.
    A Feira está acontecendo no Centro de Convenções de Natal, localizado na Via Costeira, o local é o mais adequado para este evento porém para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida fica restrita sua ida de carro, uma vez que só existe uma linha de ônibus que passa lá, o 56 (Via Costeira), que não tem nenhum ônibus adaptado! Mas se você for insistente, pode pegar algum ônibus que você chegue até o Praia Shopping e ir andando, rodando, muletando ou bengalando até lá, dá mais ou menos 15 min de caminhada, assim eu fui!
Entrada do Centro de Convenções de Natal
 Entrada da Feira, com bastante gente e artigos que remetem ao artesanato
16ª FIART – Feira Internacional de Artesanato, Natal-RN
Feira vista de cima, stands dispotos em corredor.
    O evento reúne 1.600 artesãos de 16 países, e garanto que o Brasil está super bem representado. Este é um evento com organização e realização da Espacial eventos.
Marília Rodrigues e Jéssica Rocha em ambiente rústico para descanso e fotos

    Durante a FIART acontecerá também o IX Festival de Danças Folclóricas, tribos indígenas, shows artísticos, folclóricos, o Espaço Seridó, VII Salão do Artesanato Potiguar, Fórum do Artesanato Potiguar, Salão dos Mestres, Mostra da Casa SEBRAE e Vitrine Fiart 2011, entre outras atrações.
Praça de Alimentação e Palco para apresentações

    A praça de alimentação conta com sabores de todos os lugares, e a parte cultural é uma atração a parte, no dia que fui assisti a apresentação da Orquestra da Marinha, já conhecida por mim, eles tem um repertório que agrada a gregos e troianos, pois fazem uma viagem por todos os ritmos musicais.

Praça de Alimentação
Acarajé com Cerveja Devassa

    Sim Marília, tudo lindo, maravilhoso, você já comprou, bateu perna, comeu, bebeu... E a acessibilidade?! Eskeceu o foco, menina?!
    Nuncaaa! Então, como já disse, há o problema para chegar a feira para aqueles que não tem carro, ou uma caroninha! Na entrada o chão é de paralelepípedo que faz chacoalhar o juízo de qualquer cadeirante, mas depois que você entra na feira mesmo, é bem tranquilo, chão lisinho, com sinalização de desníveis, há banheiro adaptado (dentro da feira) e banheiro químico adaptado (praça de alimentação).
    Outro ponto negativo, é que você entra na feira e só consegue sair depois que passa por tooodos os stands, não há outras saídas, o que complica para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, obesos, gestantes que sintam um pouco mais de dificuldade em caminhar longas distâncias.
    Não há cardápio em braile na praça de alimentação, mas os garçons e garçonetes são super atenciosos!
     Vi muitos cadeirantes e alguns cegos, fico muito feliz em ver essa galera saindo de casa e metendo a cara no mundo.

P.S.: Vem aí o primeiro encontrão do Blog Natal Acessível, galera esse ano é ano de fazer muito barulho pelo Nordeste! Movimento Superação Nordeste já é realidade! Ah, bem lembrado, falta contar da reunião lá em Recife, amanhã conto!

Beijos!

4 comentários:

  1. Oi Marilia,
    Muito legal o seu blog, acredito que isso tem que ser uma preucupação de todos,fazer com que deficientes consigam ter acesso a todos os lugares.
    Em relação a feira eu soube que a parti de quinta terá um trenzinho que sairá do Praia Shop e levará os visitantes para Feira,o que facilitará bastante o acesso para quem vai de onibus.
    Sim.. não sei se você viu, mas tem sim umas 3portas de emergencias para Gestantes, deficientes e idosos que não queiram andar a feira toda.
    Fui na Fiart com uma tia que tem deficiencia visual, e não tenho oq reclamar.
    Mais uma vez Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gabriela!
    Obrigada pela visita e vanha mais vezes!
    Eu até vi essas portas, mas realmente não idetifiquei como saída, mas agora está esclarecido!
    Eu sou reclamona mesmo, me apego a detalhes, mas estes fazem a diferença para um monte de gente! Com certeza essa galera com deficiência que já sabe dos perrengues ao sair de casa vai se virar super bem na Feira, porque são poucas coisas que nem influenciam em se ter um ótimo passeio!

    ResponderExcluir
  3. Marilia você com certeza presta atenção nos detalhes viu...Parabéns pelo blog,este canal de informação é de muita utilidade. ÊXITO!! bjs

    ResponderExcluir
  4. Jéssica, obrigada pela contribuição! Você é uma das pessoas que sei que posso contar sempre nessa caminhada pela inclusão da pessoa com deficiência, adoro você! Beijão

    ResponderExcluir