sábado, 5 de fevereiro de 2011

Além do Kata... Incluindo através da luta!

    É uma honra para mim apresentar a vocês esse meu grande amigo e seu projeto lindíssimo da prática de Karatê no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC).
    Anderson Rodrigues, prefiro chamar de Andinho, foi ao IERC pela primeira vez para palestrar sobre  Karatê, falar sobre o esporte, seus benefícios, sua filosofia... Estava sendo iniciado um ciclo de palestras sobre esportes para que as pessoas atendidas pelo instituto conhecessem melhor as práticas esportivas. Foi paixão a primeira vista e encantado com o trabalho do IERC, ele logo se prontificou a atuar como voluntário.

    Iniciou suas aulas com uma turma muito grande, afinal, era novidade na instituição e todos queriam participar. Hoje ele ministra aulas pra os alunos do 4º e 5º ano, com faixa etária que varia de 10 a 20 anos. Houve a necessidade de diminuir a turma para otimizar o trabalho e assim futuramente poder dar oportunidade para outros interessados.
    Mas vale salientar que ninguém foi considerado inapto para a atividade, apenas ficou restrito a esse grupo por se encontrarem, em sua maioria, na fase pré-desportiva.
    Desde o começo Anderson recebeu grande apoio dos pais de seus alunos, e isso é algo que me deixou muito feliz, pois percebi que os pais e mães dos alunos do IERC reconhecem as possibilidades dos seus filhos e sempre os encorajam a participar de tudo!
    O professor Anderson vem desenvolvendo este trabalho há pouco mais de um ano e já conseguimos notar grandes melhoras nos alunos, como melhoria na lateralidade, noção espaço-temporal, aprendizagem, memória motora e cognitiva, autoconfiança, entre tantos outros benefícios, eu poderia escrever milhões deles, mas o principal para mim é ver que estas crianças e jovens já são vistos de outra maneira, como pessoas capazes.

    Quando se fala sobre Karatê no IERC com Andinho é nítido o brilho no olhar, o amor que ele tem pelo que ele faz e com certeza não é pelo simples fato de dar aulas da sua modalidade esportiva preferida, mas principalmente por que ele sabe que está incluindo essas pessoas, está quebrando paradigmas e fazendo de cada um autor da sua vida.
    Este é um profissional que merece muitas palmas e de pé, hein?!
    Amigo, parabéns pelo seu trabalho! Que seu projeto seja espelho para muitos estudantes e profissionais de Educação Física e que possamos ainda trabalhar muito pelo esporte para pessoa com deficiência, que este seja reconhecido como merece. Tenha certeza que pode contar comigo sempre. Beijão!
Gente, daqui a pouco a gente se encontra! Em frente a Mister Pizza - Midway Mall, 16h. Espero vocês lá, qualquer coisa me ligueem! 
 

4 comentários:

  1. Muuito contente com a homenagem e principalmente com as palavras da amiga que sempre está presente e que se esqueceu (acho que por humildade) de comentar que também fez parte dele! me ajudando na fase mais difícil que foi o começo. Mais do que nunca me deu orgulho marcar presença aqui no Blog que eu sempre comento, principalmente por desta vez estar sendo seu tema! Muita Felicidades pra nós Marília =*

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em saber que um trabalho tão bonito, realizado com DEDICAÇÃO, AMOR E COMPETENCIA ,esteja sendo divulgado. PARABÉNS ANDERSON e PARABÉNS O BLOG. KATYA LOUISE

    ResponderExcluir
  3. Andinho, num teve humildade não, o mérito é seu e vc sabe q sou sua fã! Parabéns pela dedicação às crianças do IERC.
    Katya, obrigada pela visita serás sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  4. Sensei Anderson Rodrigues a pouco tempo o conheço mais já dá pra perceber q esse seu trabalho com as crianças e incrivel. Muito sucesso, e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir