domingo, 19 de dezembro de 2010

Natal Solidário do SETURN

    Na manhã de ontem, foram entregues 100 cadeiras de rodas a pessoas com deficiência que realmente precisavam! Esta é uma das ações do Natal Solidário.
    O evento rolou no Terminal Rodoviário do Soledade, e admito, foi cheio de emoção. Ver que aquela cadeira iria realmente fazer a diferença na vida de cada um que alí a recebia, foi punk, arrepieiii! A frase de Dona Maria me comoveu: "Estou muito feliz e agora posso ir a missa receber a comunhão! Agora vou poder abrir a geladeira para tomar água." Isso confirma a autonomia que eles agora tem.
   Estavam presentes lideranças comunitárias, vereadores, funcionários do SETURN (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal), equipe do PRAE (Programa de Acessibilidade Especial, que merece um post exclusivo) e sociedade civil.
    A abertura ficou por conta de uma apresentação do Gira Dança com os bailarinos Rosane Oliveira e Marconi Araújo, que foi um show a parte! O "gira" é um grupo de dança composto por pessoas com deficiência e sem deficiência! Dignos de todos os aplausos.
     O Senhor Agnelo Cândido, presidente do SETURN, ressaltou que os principais atores dessa ação são as pessoas com deficiência, e que esta ação não é um benefício, mas sim, uma obrigação constitucional. Está incluso na tarifa rodoviária estas ações. Falou da intenção do SETURN de ampliar esta ação em 2011. Cobrou da Prefeitura a melhora na acessibilidade das calçadas e logradouros, pois este é uma responsabilidade do poder público que garante o direito de ir e vir, não basta dar cadeira de rodas se é impossível sair de casa! (Nessa hora a cara da pessoa que representava a Prefeita e o Secretário de Mobilidade Urbana foi ótemaaa! Bem o caos em Natal é um caso a parte)
    Quem foi selecionado para receber a cadeira e não pôde comparecer ao evento, pode ir até o SETURN a partir de amanhã para pegar sua cadeira! O SETURN fica alí na Ribeira, na Avenida Duque de Caxias, nº 27, qualquer dúvida liga para lá no 3216-8484.
    Infelizmente só fiquei sabendo desta ação semana passada, quando já havia passado o período de envio de pedido, mas pude ir conferir a entrega, o bem que o Sindicato fez a essas pessoas e agora tendo o contato com eles vou ser avisada de ações desse sentido.
    Minha câmera deu paw e perdi as fotos, vou ver as que consigo pela net e posto amanhã!
    Beijão e tenham uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário