quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mundial de Natação - Holanda

    O Brasil está entre as cinco potências mundiais da natação paraolímpica. Com 26 medalhas conquistadas no Mundial da modalidade, que ocorreu em Eindhoven, Holanda, nesta última semana, 22 atletas brasileiros desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, no fim da tarde deste domingo, 22 de agosto.
    Com 14 ouros, sendo três pratas e nove bronzes, o país superou o desempenho do último Mundial,Durban, em 2006, quando conquistou também 26 medalhas mas dois ouros a menos.
    Edênia Garcia nem aparentavam o cansaço de 11 horas de voo. Animada com os resultados esbanjava bom humor.
    “A prata no 4x50 livre foi ótima, o bronze nos 50m livre também. Mas o ouro nos 50m costas foi demais. Já sonho com as Paraolimpíadas de Londres”, sorri Edênia.
    Também com experiência em mundiais e paraolimpíadas, o multicampeão Clodoaldo Silva vibrou ao apontar uma marca em sua carreira:
    "Todos os mundiais que participei, ganhei medalha. Mas este é especial. Desde 2008, quando fui reclassificado, e logo em seguida sofri uma lesão nas costas que treinava para este mundial. Vim com o objetivo de participar do máximo de provas possíveis. Conquistar o ouro no revezamento foi demais. Isso é um recomeço para mim. Estou com mais confiança e já penso em Londres 2012, quando espero me aposentar", disse Clodoaldo.
    Dono de uma das comemorações mais emocionantes do Mundial, Adriano Lima exibe a medalha de bronze e diz que em algumas horas a pequena Gabriela, sua filha de quatro anos, receberá a homenagem devida.
    "Esse bronze e o meu choro foram para a minha família. Dedico todo o esforço e dedicação”, contou.
    O Brasil igualou a quinta colocação de Durban 2006 com o mesmo número de medalhas, mas com dois ouros a mais, o que foi fundamental para superar a Austrália. A disputa pelas primeiras posições do Mundial foi muito acirrada, com a Ucrânia levando a melhor no final, com 57 medalhas (21 de ouro, 20 de prata e 16 de bronze). Os Estados Unidos ficaram em segundo, com as mesmas 57 medalhas, mas com um ouro a menos. Rússia pegou o terceiro lugar, com 46 no geral e 19 ouros, com a Grã-Bretanha em quarto (52/16).
    Por ser considerado o mundial mais técnico da história, o coordenador técnico da seleção brasileira de natação paraolímpica, Gustavo Abrantes, avalia que o desempenho brasileiro foi excelente.
    "Além de conquistarmos dois ouros a mais do que em Durban, esse mundial foi importante porque vários atletas superaram as próprias marcas, o que dá bom prognóstico para Londres 2012 e para o Rio 2016. Estamos entre as principais potências do mundo,” disse Gustavo Abrantes, cansado após a puxada maratona de treinos e competições da seleção.
A natação paraolímpica brasileira, com certeza é um dos meus maiores orgulhos, mas devo parabenizar principalmente os representantes do nosso Estado: Adriano Lima (COP-RN), Joana Maria (CADEF-RN), Rildene Firmino (SADEF-RN), Clodoaldo Silva (ANDEF), Genezi Andrade (CADEF-RN). E felicitações especiais a minha estimada amiga Edênia Garcia (CEUNP) por manter-se como dona do título de campeã mundial, melhor dizendo agora, tricampeã... É, não é para qualquer um! Vocês enchem o coração da torcida brasileira de alegria e agora é Guadalajara 2011 e Londres 2012!

Um comentário:

  1. Oi Marilia,brigadão pela torcida,nós do esporte paraolimpico ficamos felizes em ter torcedora como você!Beijo grande.

    ResponderExcluir