segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nove atletas potiguares representarão o RN no Parapan 2011

    Duzentos e vinte três atletas estão prontos para representar os mais de 190 milhões de brasileiros nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, no México. Entre os dias 12 e 22 de novembro, eles disputarão medalhas e títulos em 13 modalidades. Representando o Rio Grande do Norte estarão nove atletas da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), nas modalidades de halterofilismo, natação, atletismo, tênis de mesa e tiro com arco.
    A meta do Brasil é repetir o primeiro lugar no quadro geral de medalhas, conquistado na última edição, Rio 2007, quando garantiu 228 medalhas (83 ouros, 68 pratas e 77 bronzes). Na primeira edição dos jogos, na Cidade do México 1999, o país conquistou 180 medalhas (92 de ouro, 55 de prata e 33 de bronze), alcançando o segundo lugar geral. Em 2003, em Mar del Plata, repetiu o vice com 164 (80 ouros, 53 pratas e 31 bronzes). O Parapan será classificatório para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 em algumas modalidades, comoé o caso do basquete (Canadá e Estados Unidos já têm vaga), do goalball, do halterofilismo (vencedor de cada categoria de peso), tênis de mesa (o campeão de cada categoria) e vôlei sentado (somente o campeão conquista vaga).
    No tiro com arco e no tênis em cadeira de rodas, a pontuação no Parapan vale para o ranking internacional, qualificatório para as Paraolimpíadas. Os potiguares que vão ao Pan são: Cleiton Lima Pereira (atletismo), Josenildo Alexandre da Silva, Maria Luzineide Santos, Terezinha Mulato dos Santos (halterofilismo), Francisco de Assis Avelino, Maria Dayane da Silva e Nélio Pereira (natação), Ecildo Lopes de Oliveira (tênis de mesa) e Francisco das Chagas (tiro com arco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário