terça-feira, 2 de março de 2010

Como chamo?

     Como me referir a pessoa com deficiência, sempre foi uma grande preocupação minha e hoje me incomodou bastante as repetidas vezes que um professor se referiu a eles como "portador de necessidades especiais"! Daí resolvi criar esse post com a finalidade de esclarecer o porque de certas nomeclaturas e qual a mais correta.
     A nomeclatura faz diferença para a pessoa a quem você se refere? Claro que faz, vamos entender melhor através de algumas dicas da Tabata Contri, consultora em inclusão de pessoas com deficiência...
  • Pessoa com necessidades especias: Serve mais pra fila de banco, porque engloba mais do que apenas as pessoas com deficiência mas também, idosos, pessoas com crianças de colo, obesos e pessoas com mobilidade reduzida.
  • Portador de deficiência: Portar, significa carregar, e nós não carregamos nossa deficiência como se fosse um objeto e a deixamos quando não a queremos mais, a deficiência é definitiva então não a portamos.
  • Deficiente: É estranho parece um grupo isolado, os deficientes.
  • Especial: Vou te dar um exemplo prático, eu Tabata sou especial porque tenho uma deficiência você não. Gostou? Duvido! Depois não é especial ter uma deficiência, aliás vira um preconceito ao contrário, falar que é especial ser uma pessoa com deficiência é mascarar uma situação e quando a gente mascara a gente não supera.

     O termo mais atual, indicado pela ONU é pessoa com deficiência.
     Observe que antes da deficiência vem o pessoa, pessoa cega, pessoa surda, esxiste ali uma pessoa antes de qualquer limitação.
     Segundo o Luís Daniel, em seu blog, o consultor Romeu Kazumi Sassaki escreveu um artigo em 2005 e ele explicou porque a expressão “pessoa com deficiência” tem sido escolhida como a melhor para ser usada de forma geral.
1. Não esconder ou camuflar a deficiência;
2. Não aceitar o consolo da falsa idéia de que todo mundo tem deficiência;
3. Mostrar com dignidade a realidade da deficiência;
4. Valorizar as diferenças e necessidades decorrentes da deficiência;
5. Combater neologismos que tentam diluir as diferenças, tais como "pessoas com capacidades especiais", "pessoas com eficiências diferentes", "pessoas com habilidades diferenciadas", "pessoas dEficientes", "pessoas especiais", "é desnecessário discutir a questão das deficiências porque todos nós somos imperfeitos", "não se preocupem, agiremos como avestruzes com a cabeça dentro da areia" (i.é, "aceitaremos vocês sem olhar para as suas deficiências");
6. Defender a igualdade entre as pessoas com deficiência e as demais pessoas em termos de direitos e dignidade, o que exige a equiparação de oportunidades para pessoas com deficiência atendendo às diferenças individuais e necessidades especiais, que não devem ser ignoradas;
7. Identificar nas diferenças todos os direitos que lhes são pertinentes e a partir daí encontrar medidas específicas para o Estado e a sociedade diminuírem ou eliminarem as "restrições de participação" (dificuldades ou incapacidades causadas pelos ambientes humano e físico contra as pessoas com deficiência).

Sendo assim, galera, vamos usar a nomeclatura certinha, podendo assim, dar mais um passo em direção ao respeito pelas diferenças!
________________________________________________________
Em tempo: Semana passada estive muito cheia de coisinhas para resolver e não tive como postar nada, nem responder os e-mails enviados, mas prometo, que amanhã respondo a todos e essa semana virá repleta de posts interessantes!

Beijos a todos e uma ótima semana!

Fonte: http://deficientealerta.blogspot.com/
           http://tabatacontri.worpress.com/
           http://www.vnews.com.br/blog.php?id=27

3 comentários:

  1. puxa! muito interessante mesmo! eu não sabia desses significados e qual seria o correto mesmo... gostei! bjus

    ResponderExcluir
  2. Lilaaaa, adoro como vc escreve, escrever com paixão faz uma grande diferença viu, fico até imaginando vc me falando pessoalmente sobre isso e eu lendo nas entrelinhas, vendo seus olhinhos brilharem!! Parabéns... esss dúvida eu tbm tinhaa! Sucesso amigaaaa \o/ ... alias esse semestre eu tô estágiando no CREAS II, um serviço que recebe violações de direito, e por incrivel que pareça, as salas para atendimento ficam no 1º andar, e até onde eu vi não possuem acesso de outras formas, vou averiguar semana que vem e te aviso!

    Bjo carinhosoo

    ResponderExcluir
  3. Amigas! Q bom q foi esclarecedor, espero sempre trazer novidades, afinal, a informação eh a chave da inclusão!

    Vê isso mesmo, Karol! Mais uma na luta pela acessibilidade! =D

    ResponderExcluir