sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ônibus Adaptado

     Os ônibus adaptados em Natal são voltados para atender a necessidade do transporte de idosos, gestantes, cegos com cão guia, obesos e pessoas com limitação física. Os veículos contam ainda com poltronas sinalizadas e equipamentos especiais como botões de parada em braile, elevadores para cadeirantes e cadeiras exclusivas para obesos, com seis poltronas exclusivas.

     Em 10 de julho do ano passado, foram entregues, 60 ônibus adaptados para circular com a frota atual, os novos veículos foram adquiridos pelas empresas Guanabara, Nossa Senhora da Conceição, Reunidas, Rio-grandense, Via Sul, Santa Maria e Cidade do Natal.
     “A entrega destes novos 60 ônibus contribuirá muito para o desenvolvimento do projeto Via Livre, pois entre as medidas a serem adotadas está a questão da acessibilidade para pedestres nas calçadas, nos transportes coletivos urbanos”, ressaltou Kelps Lima, secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
     “Dar acessibilidade plena adaptando calçadas, ônibus, estações de transferências e paradas, é a intenção da gestão atual”, afirmou Kelps Lima. Segundo o mesmo, a entrega dos ônibus foi apenas o primeiro grande passo. “Vamos trabalhar para implantar um grande projeto de acessibilidade na Cidade até o final da gestão”.
     Já em 14 de dezembro de 2009, foram entregues mais 53 ônibus adaptados na sede da empresa Conceição, no bairro de Felipe Camarão. Com estes novos veículos a frota de transportes coletivos urbanos de Natal passa a ter 133 veículos adaptados, de um total de 700 carros.
     Foi prometido que em março de 2010, outros 50 ônibus adaptados serão entregues à população, totalizando nesta data 183 veículos destinados a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, num investimento total de R$ 24 milhões.
     Dessa forma passaremos a ter a maior frota de ônibus adaptado do país!
     De acordo com a parceria entre a Prefeitura do Natal e o Seturn, todos os ônibus novos adquiridos pelos empresários do setor de transportes coletivos devem ser adaptados. “Por lei, até 2014 toda a frota deve ser adaptada. No entanto, trabalhamos para chegar a esse objetivo até 2012”, anunciou Kelps Lima.

Imagens: Heldon Jaime

3 comentários:

  1. É muito importante para nossa cidade esses coletivos adaptados, mais uma muito boa Lila!!! Sucesso...bjo - Joaquim Neto

    ResponderExcluir
  2. Mari... adorei o noticiário. É muito bom saber que a inovação para a melhoria da cidade anda em bons passos! Esperamos que continue a melhorar. Continue postando coisas interessantes e que nos diz respeito, seu blog tá de PARABÉNS... Beijos com carinho! Arlione Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Meninaaa, esses onibus são otimos, num fazem nem barulhos!! ;)

    ResponderExcluir