sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fortaleza dos Reis Magos

        Assim chamada em virtude do início de sua construção ter sido no dia 6 de Janeiro, data que se comemora o dia de Reis.
        Construído com cal e óleo de baleia em 1598 pelos portugueses, esse belo monumento foi responsável pela proteção da cidade do Natal naquela época.
        Localizada em um ponto estratégico, às margens do Rio Potengi e do Oceano Atlântico, esta Fortaleza já foi palco de grandes batalhas.
       O seu formato de estrela permitia que ele abrigasse canhões em suas cinco pontas, facilitando assim, se defender das ameaças que viessem de todas as direções.
       Atualmente, a Fortaleza dos Reis Magos funciona como um museu, onde o turista tem acesso ao marco do descobrimento do Brasil, além de poder conferir também os alojamentos, as prisões, os canhões e uma capela com poço de água doce, que foram utilizados tempos atrás pelas forças portuguesas.
       Localizada na Praia do Forte no Bairro de Santos Reis, funciona diariamente das 8h às 16h, com taxa de entrada de R$ 2,00. Contato: 55 (84) 3202-2006.

      Em visita a Fortaleza, no dia 26/01/2010, pude observar as reformas feitas para melhor atender as pessoas com deficiência que venham a visitá-lo!
     Não consegui identificar vaga exclusiva, é um ponto a ser observado em outra vista, mas a entrada é tranquila, passa-se por uma ponte até chegar a Fortaleza.
                       
                                                           
Para andentrar a Fortaleza dos Reis Magos, foi feita uma rampa, e na parte interna há ao seu redor um "caminho" feito com madeiras o que facilita para um cadeirante transitar!

A vista da parte superior é um espetáculo a parte, mas infelizmente para chegar lá só há acesso por escadas, por se tratar de um monumento histórico não se pode fazer grandes mudanças.

Um dos aposentos dos soldados foi transformado em banheiro adaptado, mas que só para variar um pouco, estava trancado! Tirei a foto através de uma janela.

É um passeio indicado para conhecer um pouco mais sobre a História do nosso país, fazendo uma viagem no tempo e mergulhando nas profundezas do nosso imaginário. O banho nas piscinas naturais que se formam na Praia do Forte é um convite ao relaxamento... Aproveite!

3 comentários:

  1. Marilia, eu acredito que mesmo sendo monumento histórico é possivel ter acessibilidade, não é necessario mexer no monumento, mas fazer uma via alternativa.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Isso, Cy! Tbm axo q eh possível ter acessibilidade, mas lah eh complicado fazer via alternativa p/ xegar na parte superior! Tow pensando nisso desde q postei... Vou estudar uma forma e dps posto aki! Beijoo!

    ResponderExcluir
  3. Encontrei esse post sobre a possibilidade de cidade antigas serem acessíveis, q podemos trazer p/ a realidade da Fortaleza dos Reis Magos. Assim como foi adaptada a parte interior, poderiam ser construídas rampas no lugar de uma das escadas, mantendo assim a configuração original do lugar. Créditos do post abaixo para a Bibi.

    http://mogiacessivel.wordpress.com/2009/10/15/cidades-antigas-podem-ser-acessiveis/

    ResponderExcluir