sábado, 27 de agosto de 2011

Paraolimpíadas Escolares - Diário de Bordo

2º Dia - Classificação Funcional.

    Acorda cedo, galera, que hoje é dia de classificação funcional! Fomos super cedo e tomamos mais um chá de cadeira para ser classificados na natação. Sinceramente, a organização das Paraolimpíadas Escolares tem deixado a desejar demais... Mas enfim!
    Acompanhei a galerinha da natação. Primeiro problema, a classificadora vem dizer que Cecília é inelegível, sendo que a mesma competiu ano passado, e estava classificada, passou pela classificação e manteve a classe S9. Mas, infelizmente tivemos dois meninos inelegíveis para o esporte, o Jhonata e o Eduardo, porém, meninos não desanimem, vocês continuarão a treinar conosco e vão participar de competições da Federação Aquática Norte-Riograndense, o crescimento pessoal, a educação através do esporte é o que mais me interessa, contem sempre com Tia Marília e Tio Romero, estamos na torcida pelo seu sucesso sempre!
     No mais, tudo tranquilo, ah, no atletismo também teve um caso de ineligibilidade, que foi da menina, Josicléia, pequena, vamos buscar outro esporte para você, você também vencerá, lembre, que tudo tem seu tempo e o tempo de Deus é perfeito!

Cerimônia de Abertura
    Essa foi uma festa a parte, animada pela banda américa, composta por 4 cegos, garantiu animação e muita alegriaa, pensem, tocaram de tudo, o auditório estava lindo e o mestre de cerimônia era nada mais nada menos que o lindoso Fernando Fernandes, ex-BBB que ficou paraplégico e agora é campeão mundial de paracanoagem, mega exemplo para as crianças!

    Bem, amanhã começa a ralação, nossos atletas se jogarão na piscina, na pista de atletismo e no tatame! Muita sorte para todos os nossos pequenos grandes atletas... Aos meus em especial, lembrem que esta é apenas a primeira de muitas experiências, vocês já são vencedores em chegar até aqui. Não sintam-se pressionados a nada, participem, curtam cada momento e principalmente aprendam muito. Torço demais pelo sucesso de cada um e da nossa equipe que aqui representa o Estado do Rio Grande do Norte.

Amanhã posto as fotos e vídeos, dos 2 primeiros dias!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Paraolimpíadas Escolares - Diário de Bordo

1º Dia - A viagem!

    Quando cheguei no aeroporto quase todos os atletas já estavam por lá, ansiedade era o sobrenome deles. Fizemos o check-in, o grupo de Parnamirim foi o primeiro a embarcar, com Vivi, Messias, Nathália e Iocássio. Cícero, Neide e Paulo, embarcaram alguns minutos antes do meu grupo, que era composto por mim, Eduardo, Jhonata, Welton, Josicléia, Yasmine, Felipe, Diana, Izaque, Miriam, Higoe e Ismael. Ainda teve o embarque do grupo da CADEF, composto por Telma, Dayane, Cecília, Camilla, Gustavo, Muller, Jasmim, Lavô e Abner. E mais Matheus, técnico da bocha e Taysa, a fisioterapeuta.
    Somos um grupo grande, cheio de diferenças, mas espero que ocorra tudo bem!
    "Portas fechadas, apertem os cintos que vamos iniciar a decolagem!" Essa pequena frase fez os coraçõezinhos dos pequenos atletas baterem mais fortes, afinal, era o primeiro vôo de alguns. Em 3h15min estavamos pousando no Aeroporto de Guarulhos.
    Todos estavam mega animados, a van nos levou para a nossa hospedagem no Novotel Jaraguá. Onde recebemos um belo chá de cadeira, todo mundo muito cansado e tendo que esperar por muito tempo a liberação dos quartos, mas enfim, conseguimos nosso novo lar, jantamos juntos e tivemos uma pequena reunião. Tudo certo, amanhã vamo vê em que classe cada atleta fica!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vereadores aprovam Multa Moral

    Na tarde desta quarta-feira (17), o plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei nº 077/2011, de autoria do vereador Ney Lopes Jr (DEM), que cria a campanha educativa Multa Moral. O projeto trata da criação de uma campanha voltada para o respeito às vagas de estacionamento destinadas para idosos e deficientes físicos.
    “Percebemos diariamente o desrespeito as pessoas idosas em Natal. Esse projeto vem para educar sobre uma lei federal”, explicou o autor do projeto Ney Lopes Jr.

    Bem, assim como outras leis relacionadas a acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência, esta também foi aprovada! Quero ver é sair do papel... Continuo fazendo a minha parte e não me engano com quem fala bonito e diz que vai fazer a mudança! Eu quero ver acontecer. Aprovar a lei é fácil, quero ver sair as ruas sentadinho numa cadeira e sentir a real importância da acessibilidade, quero ver quebrar uma perna, manter-se com a mobilidade reduzida rodar um shopping inteiro e não encontrar uma vaga exclusiva, quero ver acordar 5h da manhã e ir para uma praia montar uma estrutura para oferecer um dia de lazer para pessoas com deficiência.
    Chega de enganação, o povo quer ação!

domingo, 14 de agosto de 2011

Feliz Dia dos Pais!

    Hoje, é um dos dias que mais gosto do ano! Dia de comemorar a vida daqueles que nos enchem de tanto amor, que nos seguram quando vamos cair, que tem o abraço mais gostoso e que sempre estão ao nosso lado para o que der e vier! Bem, o meu pai é o melhor do mundo e o seu?
    Mas hoje vou falar de um pai que é meu amigão e que serve de exemplo para um monte de pai por aí... O Romero, pai da Elysândra. Ele começou a namorar a mãe dela e a pequena veio de brinde, ela tinha apenas 4 anos e o sentimento a cada dia crescia... Ele sempre diz "Ela é minha filha! Mesmo depois de me separar da mãe dela, a sinto como minha!"
    "Nos apegamos muito rápido, graças a Deus. Ela sempre me liga para saber como estou, me manda mensagens... E o que mais gosto dela é o respeito que tem por mim e por outras pessoas."
    Romero, hoje mora em Natal é atleta de basquete em cadeira de rodas, e sua menininha mora em Recife... A distância separa seus corpos, mas seus corações estão sempre unidos pelo amor que um tem pelo outro.
    Amigo, manda seu recado!
    Então, hoje, dê aquele abraço apertado no seu papai, diga o quanto ele é importante para você e um brinde a vida deles. Ao meu painho, todo meu amor, carinho e dedicação, obrigada por fazer meus dias mais felizes, se pudesse escolher outro pai, ia querer você de novo. Te amo muitoo!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Moda Inclusiva


Foto: Kica de Castro
    A moda é algo que chama atenção pela beleza de suas modelos, sua desenvoltura e elegância na passarela, pelos cliques que mostram o belo, o perfeito.
    Se pensarmos na moda para pessoa com deficiência, mais uma vez vamos pensar em acessibilidade, pois imagine-se cego tentando comprar uma roupa tendo acesso apenas a textura do tecido que a compõem, imagine-se cadeirante, tentado vestir-se com autonomia. Tudo isso leva-nos a pensar em por que não criar etiquetas com informações em braille? Porque não criar uma calça com abertura na lateral em velcro? Por que não repensara vestimenta visando facilitar seu modo de vestí-la?
    E se formos mais além e refletirmos sobre os desfiles de moda... Será que existe lugar na passarela para alguém com deficiência? O cadeirante, o cego, o surdo pode ser bonito e desfilar? Estar em uma condição física ou sensorial diferente faz com que essa pessoa torne-se feia?
    É o encantamento e glamour da moda diminui agora que percebemos que ela não é democrática!
    Mas hoje, as pessoas com deficiência estão descortinando a moda inclusiva, estão invadindo a passarela e mostrando sua beleza, exemplo disso, é o surgimento da primeira agência de moda que tem em seu casting apenas pessoas com deficiência, liderada pela fotógrafa Kica de Castro. Sim, mais uma porta do mercado de trabalho se abre.
    O Brasil ainda está engatinhando nesse sentido e aos poucos o empresariado está enxergando que o modelo com deficiência pode sim agregar valor ao seu produto ou empresa, aumentando assim o número de campanhas publicitárias com modelos com deficiência.
    Antes de concluir, é importante ressaltar que as pessoas com deficiência que se jogaram na moda devem receber o mesmo respeito que os modelos sem deficiência, merecem cachês justos, devem ser citados em meios de comunicação através do seu nome e receber tratamento digno de seus contratantes.
     Portanto, que as lojas se adequem para receber o cliente com deficiência, que o mercado têxtil repense suas roupas e que respeitemos os modelos com deficiência. Dispa-se do seu preconceito e enxergue toda a beleza revelada.


    Mas, pegando carona nesse avanço da moda inclusiva e do surgimento das modelos com deficiência que arrasam por onde quer que passem, há um falso fotógrafo em Natal (identidade ainda não descoberta) se passando por parceiro da fotógrafa "Kica de Castro" e prometendo as meninas com deficiência da cidade, uma carreira promissora. Gente, atenção, a agência da Kica não tem parceria com ninguém e nenhum profissional está autorizado a representá-la em Natal. Não caiam nessa cilada.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Flagra!

    Aproveitando que durante toda essa semana vem se falando da campanha educativa de respeito as vagas exclusivas para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, trago um flagra do Marcelo Tafuri. Que bonito hein PM?! Estacionando na vaga que não lhe é destinada...
    Gente, mais uma vez digo, respeito deve está acima de tudo e o seu direito só começa aonde termina o do outro. Essas vagas existem não porque a galera é preguiçosa e quer andar menos, é porque é uma necessidade desta população! Portanto, mais uma vez, mão na consciência e RESPEITOO!
Quem quiser mandar seu flagra... Fique a vontade! Basta enviar para natalacessivel@gmail.com

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vídeo do Bruno!

    Ontem fui até a casa do Bruno para conhecê-lo, um menino lindo que teve sua vida interrompida pelas mãos de um bandido. Agora ele está tetraplégico, me enviou esse vídeo contando como tudo aconteceu, e com o intuito de mostrar a cara de quem fez isso com ele. Me emociono todas as vezes que assisto ao vídeo.
    Bruno, você sabe que torço pela sua felicidade, e como já te disse, vou fazer tudo que for possível para te ajudar! Espero que eu seja um pouquinho dessa ajuda que você pede a Deus no vídeo. Acredite nas suas possibilidades e conte comigo sempre, para qualquer coisa... Você já é especial para mim! Beijão!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Governo doa 10 Cadeiras de Rodas para o CBPRN- Os Tigres!

   Na manhã de hoje, nos do Clube de Basquete Paraolímpico do RN - Os Tigres, estivemos na solenidade de entrega de dez cadeiras de rodas esportivas. O evento aconteceu no Auditório da Governadoria, onde aconteceu o repasse simbólico das cadeiras.
    A entrega das cadeiras teve a participação do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, dos secretários de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro Costa, e da Justiça e Cidadania, Thiago Cortez, da presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), Bernardete Cordeiro, e do presidente do Clube de Basquete Paraolímpico do Rio Grande do Norte (Os Tigres), Eduardo Gomes.
    Além das doações, Rosalba Ciarlini deu mais uma boa notícia para os atletas presentes. A governadora anunciou o patrocínio aos atletas por meio da Companhia Potiguar de Gás (Potigás). A cessão da contrapartida será uma maneira eficaz de divulgar o estado em competições espalhadas por todo o Brasil.
    Como atual técnica da equipe, posso afirmar que estas cadeiras chegaram em boa hora, estamos nos preparando para o Regional Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas, e sim, queremos garantir nosso lugar no pódio. Com treino sério diário, dedicação, e muita garra buscaremos nossos objetivos...
    Aos meus meninos, Eduardo, Romero, Alyson, Gilmar, Valter, Emanoel, Rafael, Sandro, Renato, David, Luís Sérgio, Nazareno e Cláudio desejo sempre tudo de bom, tenham certeza que darei meu melhor como profissional para que cresçamos juntos, acreditem, nossa meta será atingida! Juntos somos mais fortes... Nossas palavras de ordem são determinação, dedicação e disciplina! Acredito no potencial de cada um e contem comigo como técnica e acima de tudo como amiga! Adoro vocês...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Cura

    No próximo dia 11, próxima quinta-feira. teremos a honra de prestigiar o espetáculo "A Cura" do grupo Gira Dança, no Teatro Alberto Maranhã (TAM), a partir das 20h. Garantam já seu ingresso com o nosso querido colaborador Baltazar Júnior (84 - 88464600), ao precinho de R$ 5,00 e esperem surpreender-se com as possibilidades corporais, expressões e reflexões deste talentosíssimo grupo! Já garanti meu lugar na primeira fila.

    Vivemos em uma sociedade que cada vez mais vem se desprendendo das relações interpessoais, onde gestos de afeto e carinho são substituídos pelo medo. Vive-se um período preocupante de epidemias, desigualdades, violência e preconceitos. E, onde encontrar a cura disto tudo?
    O espetáculo“A Cura”, baseia-se no mundo contemporâneo, sentenciados por um olhar homogêneo, norteado de interesses impostos pela sociedade de consumo. Um tempo marcado por competitividade e transformações. Mas afinal, em que estamos nos transformando?
    O homem é feito ou desfeito por si mesmo, onde o seu pensamento constrói as armas com as quais destrói a si próprio. Desta forma, tudo aquilo que ocorre na sociedade é reflexo das atitudes de cada um que a compõe.
    As insaciáveis buscas pela cura das problemáticas vivenciadas pelo homem estão sendo cada vez mais intensa, quando na verdade, a solução está mais perto do que ele próprio imagina.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Miss Deficiente Visual Brasil - Fotos e Coments

    Com uma iniciativa brilhante a presidente da Associação de Deficientes Visuais do RN (ADEVIRN), Lúcia Liro, colocou a mostra a beleza da mulher cega brasileira, eram 19 meninas de Norte a Sul, de Leste a Oeste, desfilando pelo tapete vermelho disputando o título de Miss Deficiente Visual Brasil!
    Foi um evento luxuoso, cheio de glamour! E como no Miss Brasil 2011, quem levou o título foi Rio Grande do Sul, representado pela Giselle, uma menina linda que mereceu! O segundo lugar foi nosso, com toda a beleza da Kelly! Confiram tudo que rolou...