segunda-feira, 30 de maio de 2011

Resultado - Regional Nordeste de Goalball

    Chega ao fim o Regional Nordeste de Goalball, e a equipe feminina do Rio Grande do Norte, sagrou-se campeã e garantiu sua vaga no Campeonato Brasileiro que será realizado em Cuiabá (MT), indo em busca do título de pentacampeã brasileiro!
    Os jogos aconteceram no ginásio do Hipócrates Zonal Sul, durante o sábado e domingo e chamou atenção de todos os presentes, muitos estudantes e professores da instituição vinham em busca de informações sobre aquele esporte tão diferente e com regras em inglês.
    Além da comemoração em grande estilo da equipe feminina da ADEVIRN (Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte), ainda garantiram suas vagas no campeonato as duas equipes masculinas da Paraíba: em primeiro lugar a APACE (Associação Paraibana de Cegos) e o ICP (Intsituto de Cegos da Paraíba).
    Durante o congresso técnico, Sandro Laina, presidente da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais), organizadora do evento junto a ADEVIRN, ressaltou a importância do fomentar e desenvolver o goalball e destacou o Nordeste como líder nessa missão, uma vez que temos uma Federação específica para o desenvolvimento do desporto para Cegos!
    Mais uma vez tivemos a oportunidade de acompanhar o esporte paraolímpico e seus protagonistas. Infelizmente, a participação pública na arquibanda ainda esteve resumida, em sua maioria aos atletas em descanso e comissão técnica de suas equipes. Ressalte-se a importância de acompanhar e valorizar o esporte que nos traz tanto orgulho. Descortinem seus olhos do preconceito e valorizem o esporte paraolímpico!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Regional Nordeste de Goalball!

    Neste final de semana vai estar rolando o Regional Nordeste de Goaball aqui em Natal, vamos lá prestigiar? Prestigiar o paradesporto, os atletas com deficiência visual e a minha versão árbitra! kkkkk
    O evento contará com a participação das equipes da Paraíba (2 equipes de João Pessoa), Pernambuco (1 equipe de Recife e 2 de Caruaru) e Rio Grande do Norte (2 equipes de Natal). Será realizado através de uma parceria entre ADEVIRN - Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte e CBDV - Confederação Brasileira de Desporto para Deficientes Visuais.
    O Rio Grande do Norte será representado pelas equipes Feminina e Masculina da ADEVIRN, que irão em busca das vagas destinadas a Copa Brasil de Goalball que será realizada em Dezembro na cidade de Cuiabá/MT. A equipe feminina é a atual campeã do Regional, e Tetra Campeã do Circuito Nordeste, a 5ª melhor equipe do Brasil pelo Ranking de 2010, e irá mais uma vez, em busca do titulo de melhor do Nordeste, já a equipe Masculina irá tentar voltar a Copa Brasil, onde em 2008, conquistou o 3º lugar.
    Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes do Colégio Hipocrátes Zona Sul, situado na Alameda das Mansões 2110 Candelária, por trás do Carrefour, no sábado das 08 às 18 horas e no domingo das 08 às 14 horas.

Leve sua torcida, aguardo vocês lá!

Domingo tem!

    Olá, como já é de conhecimento todo último domingo do mês tem "Orto Rio na Praia"! E nesse domingo, nos vamos invadir a sua praia! É, mais uma edição do projeto realizado em parceria entre Orto Rio e Movimento SuperAção Natal!
     Espero vocês a partir das 8:00h na praia de Ponta Negra, em frente ao K1.
    Se você está afim de curtir um domingo diferente com atividades de lazer inclusivas, junte-se a nos! Temos volei sentado, frescobol, futebol, surf adaptado e banho de mar assistido!
    Quer ver tudo que já rolou por lá? Confiram os links abaixo:

    E os interessados em atuar como voluntário, mandem-me e-mail para cadastrar-se no grupo de voluntários do Movimento SuperAção Natal natalacessivel@gmail.com

terça-feira, 24 de maio de 2011

Guia de Acesso

    Gente, hoje apresento para vocês o "Guia de Acesso", que é um novo site que permite que seus usuários cadastrados compartilhem informações sobre acessibilidade por todo o Brasil!
    Não há hoje formas fáceis e completas de se consultar informações sobre a acessibilidade dos locais no Brasil. O que se encontra na internet são sites e blogs com artigos esporádicos sobre locais que seus autores visitam e avaliam.
    Diferente do que se tem hoje, o Guia de Acesso é um site onde os próprios visitantes poderão colaborar em um mapa interativo, cadastrando, comentando e avaliando os locais que oferecem recursos de acessibilidade. Desta forma, o cadastro ganha uma proporção muito maior do que se dependesse de um pequeno grupo de pessoas para gerenciá-lo.
    “A proposta é permitir e facilitar o compartilhamento das informações sobre os locais acessíveis, promovendo a inclusão social e econômica das pessoas com deficiência”, afirma Pedro Guedes, analista de sistemas, cadeirante e idealizador do projeto.
    Baseado em 2 classificações básicas (as categorias e as características de acessibilidade) o site permite buscar respostas para perguntas como “que restaurantes possuem banheiros acessíveis perto da minha casa?” ou “que hotéis possuem quartos adaptados na cidade onde desejo passar férias?”.
    Nosso blog já faz essas avaliações e somos parceiros do "Guia de Acesso" repassando as informações sobre locais que já fomos e cadastrando lá os próximos lugares que frequentaremos! Acessem e compartilhem informações também... http://www.guiadeacesso.com.br/

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vídeo em Homenagem ao Dia das Mães!

    Este foi o vídeo produzido para o I Encontro de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região em homenagem as mães com deficiência e as mães de crianças com deficiência... Emocionate! Confiram!

Orto Rio na Praia no Programa Viver Bem!

    Matéria feita na última edição do "Orto Rio na Praia" para o programa "Viver Bem"!

domingo, 22 de maio de 2011

Natal Acessível Fit

    Olá, pessoas!
    Hoje venho só para a visar a vocês que Natal Acessível agora tem a versão fitness... É o Natal Acessível Fit... Vistam suas roupinhas confortáveis, calcem seus tênis e bora treinar!
    Clique aqui para se jogar no mais novo blog sobre atividade física para pessoa com deficiência!
    Beijão!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Orto Rio!

**Logomarca da empresa. No canto esquerdo as letras "o" e "r" unidas formam o desenho de uma pessoa em uma cadeira de rodas. Ao lado há escrito em verde escuro "Ortopedia Orto Rio - Reabilitação e Acessibilidade. O fundo é verde na parte inferior que em degradê chega ao branco na parte superior**
    Hoje tenho a honra de trazer para vocês um pouco da "Orto Rio" e de suas atividades, esta é um empresa de ortopedia técnica em funcionamento desde 1983 e tem como obejtivo promover a reabilitação e a acessibilidade com total excelência para a sociedade.
    Adquirir produtos nesta empresa é garantia de qualidade no atendimento, segurança, transparência, satisfação e bem-estar.
    Tem como fundador, o brilhante Leonardo Vasconcelos, pessoa altamente qualificada e humana! Conversar minutos com ele e é ter a certeza que é um cara do bem, extremamente acessível, disponível para ajudar a todos! Exemplo de profissional e pessoa.
    Várias iniciativas podem contar com o patrocínio e apoio da "Orto Rio", como o projeto Rolando a Bola, que oferece atividades esportivas para pessoas com deficiência, estão em fase de recrutamento de atletas para o futebol de amputados e patrocinam o basquete em cadeiras de rodas. O atleta de Mountain Bike Ivo Vieira Maia também conta com o patrocínio da empresa. E o mais novo e fantástico projeto "Orto Rio na Praia" tão admirado e apoiado por nós do Natal Acessível e Movimento SuperAção Natal.
    Então, se você precisar de qualquer coisa para tornar um lugar acessível, adaptar seu carro, pintar ou fazer manutenção de cadeira de rodas, muletas, cadeiras higiênicas e cama hospitalar,  adquirir algum destes produtos ou alugar... Ou seja, quando pensar em reabilitação e acessibilidade procure uma das lojas da Orto Rio, aqui em Natal existem três, uma na Avenida Prudente de Morais, outra na Avenida Senador Salgado Filho e na Avenida Nilo Peçanha e contam ainda com mais uma em Mossoró!
    Contato: ortorio@terra.com.br
    Passem pelo site da empresa e conheçam mais do trabalho deles: http://www.ortorio.com.br/

terça-feira, 17 de maio de 2011

Assembléia Legislativa do RN

    Vem sendo veiculado um vídeo institucional da Assembleia Legislativa na televisão potiguar sobre Síndrome de Down. É mais uma iniciativa do legislativo do RN para combater o preconceito. No vídeo, jovens com esta síndrome lêem fragmentos do artigo 5º da Constituição, que trata, exatamente da igualda de direitos.
    Com esta iniciativa foi prometido 3 contratações de jovens com síndrome de down, esta iniciativa foi anunciada pelo presidente da casa, o Deputado Ricardo Mota, em audi~encia pública sobre este assunto no início do mês.
    Os jovens selecionados já estão passando por treinamento para assumir sua função, de acordo com o site da assembléia legislativa, e a seleção ficou a cargo da Associação de Síndrome de Down do RN.
    Parabenizo a iniciativa e como estarei na Casa amanhã, vou ver se realmente está acontecendo o que é publicado!
    Segue o vídeo, que ficou super bacana!

Devotee: Atração por Pessoas com Deficiência - Preconceitos e Mitos

    Em julho de 1999, durante uma conversa na sala de bate-papo de um site destinado a pessoas com deficiência, fui informada sobre a existência de homens que se sentiam sexualmente atraídos por mulheres desse grupo de pessoas. Fiquei sabendo, então, que esses homens frequentavam as salas de bate-papo e os murais de recados dos sites destinados a essas pessoas para fazer contato.
    Com a descoberta de que existiam sites, contendo fotos e vídeos de mulheres com deficiência, como se fossem uma espécie de Playboy virtual, especificamente destinada a esses homens, senti como se estivesse descobrindo as peças faltantes de um quebra-cabeças que, há algum tempo, eu tentava montar, pois ao longo de minha vida, enquanto pessoa deficiente e militante do movimento em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, já havia me deparado com alguns homens que apareciam ter uma preferência sexual acentuada por nós.
    Porém, até então, julgava esses casos como manifestações isoladas, sem interesse. Com a descoberta desse universo paralelo, regido por leis desconhecidas, esses "casos isolados" se revestiram de importância pois, obviamente, eram parte de um evento muito mais sofisticado do que eu imaginava.
    Descobri, a partir de minhas pesquisas, que além de não se tratar de "casos isolados", havia toda uma terminologia que definia o fenômeno e suas características. Existem os devotees que são pessoas (homens ou mulheres, hetero ou homossexuais) que se sentem sexualmente atraídas por pessoas com deficiência. Há também os pretenders que são pessoas que, além de serem devotees, sentem-se sexualmente estimuladas quando fingem ser deficientes, utilizando, em público ou privadamente, equipamentos como cadeira de rodas, muletas, bengalas, aparelhos ortopédicos. Além disso, existem os wannabes, que são devotees que desejam tornar-se, de fato, pessoas deficientes.
    Embora tenha ganho visibilidade a partir do advento da Internet, segundo artigo do Dr. Richard L. Bruno, do Instituto de Pós-pólio do Hospital de Englewood, de Nova Jersey, EUA, a literatura médica relata casos de devotees desde 1800 e casos de wannabes são documentados a partir de 1882, "sem que, no entanto, suas causas tenham sido devidamente esclarecidas".
    Tomando por fontes diversos devotees, com os quais mantenho contato virtual, fiquei sabendo que em outros países como, por exemplo, Estados Unidos e Inglaterra, há alguns anos, esse assunto tem sido objeto de estudo e discussão, não apenas entre os profissionais da área médica, mas também entre as pessoas com deficiência e suas organizações representativas.
    Até onde pude descobrir, não existem estudos sobre o devoteísmo no Brasil. Este assunto nunca foi objeto de discussão por parte das instituições prestadoras de serviço, nem pelas organizações de pessoas com deficiência, permanecendo, até agora, desconhecido, embora sejam óbvias suas implicações para esse segmento da sociedade.
    Para modificar esta realidade, concluí que era necessário iniciar uma investigação para saber mais sobre o assunto. Este trabalho contém, pois, algumas reflexões pessoais, troca de idéias com outras pessoas com deficiência e com devotees, além do resultado parcial de um questionário respondido (via internet) por devotees ).
    A partir da troca de experiências com outras pessoas com deficiência, percebi que, geralmente, a descoberta do devoteísmo é seguida por cinco fases distintas. Primeiro, a incredulidade: "Não é possível. Isto não existe." Depois, vem o medo do desconhecido: "O que é isso? O que significa? Deve ser perigoso". Em seguida, a perplexidade: "Então é isto o que me resta? Todas as pessoas que já se interessaram ou vão se interessar sexualmente por mim foram ou são devotees?" Posteriormente, é a vez da raiva: "Como eles se atrevem a sentir tesão por uma condição que, em algum momento da vida das pessoas deficientes, representou, representa ou representará perda, dano, dor, sofrimento, discriminação, exclusão?" Por fim, advém a fase da aceitação/fascinação: "Isto existe. É inusitado e muito interessante! Preciso saber mais a respeito".
    É claro que nem todas as pessoas, deficientes ou não, passam por todas essas fases e, quando passam, não é necessário que seja nessa ordem.
    A partir do contato virtual com os devotees, percebi que a descoberta de seus sentimentos e desejos em relação às pessoas com deficiência, geralmente, se dá na infância e adolescência, e que a convivência com essa descoberta, quase sempre, é acompanhada pela angústia causada pelo isolamento decorrente do enorme segredo que elas carregam. Os devotees com quem tenho mantido correspondência, são unânimes em relatar a sensação de que - até que a Internet viesse resgatá-los desse lugar isolado - consideravam-se os únicos no mundo a terem esses sentimentos. Além disso, a proteção oferecida pelo anonimato próprio à Internet, propiciou a essas pessoas a oportunidade de trocar experiências e informações com outros devotees e travar contato com pessoas com deficiência, experiências totalmente inéditas para muitas delas.
    Pouco a pouco, à medida em que fui tomando contato com os relatos povoados por sentimentos de culpa, vergonha e medo, pude perceber pessoas tridimensionais, nas quais, anteriormente, tinha identificado apenas tarados dignos de internação. Evidentemente, nem todos são iguais. Os próprios devotees se referem àqueles que, em sua ânsia de realizar suas fantasias sexuais, não medem as consequências de seus atos e suas palavras e podem causar danos emocionais em pessoas com deficiência que, por desconhecimento, pensam estar obtendo uma coisa quando, na verdade, estão recebendo outra, não necessariamente pior.
    Algumas pessoas com deficiência que (em virtude das limitações físicas e sociais impostas pela própria deficiência) não tiveram muitas oportunidades de ter experiências sexuais e/ou afetivas, ao tomarem conhecimento da existência dos devotees, imaginam que estes podem ser a resposta às suas preces. Outras, por outro lado, crêem que envolver-se com devotees significa necessariamente expor-se ao abuso.
    O objetivo deste trabalho - mais do que difundir a informação - é suscitar a discussão, que pode colaborar para o estabelecimento de contatos positivos entre as partes. Creio que é possível amenizar a angústia do isolamento e o medo do desconhecido através da nomeação deste lugar ainda oculto pelas sombras da ignorância.

Resultados Parciais da Pesquisa sobre DEVOTEES e Pessoas com Deficiência.
    De acordo com as respostas obtidas através do questionário disponível no site "Pesquisa sobre Devotees e Pessoas Deficientes" (http://sites.uol.com.br/devotee), concluímos que 84% dos pesquisados são homens, heterossexuais, com uma faixa etária média de 30 anos de idade. A porcentagem de mulheres é de 16%. Dentre os devotees (homens e mulheres) pesquisados, 78,57% nunca sentem desejo de fingir e/ou de se tornar deficiente. Uma porcentagem de 14,29% afirmam ter frequentemente desejos que caracterizam pretenders/wannabes, enquanto 7,14% deles dizem apresentar estas características apenas eventualmente.
    Segundo 85,71% dos pesquisados, existem basicamente dois tipos de devotees: os que buscam um relacionamento e se interessam por pessoas deficientes e aqueles que buscam apenas uma satisfação sexual imediata. Há uma grande preferência por pessoas com algum tipo de amputação (78,57%), seguida por portadores de pólio e outros tipos de deficiência (21,43%). Quanto mais severa e incapacitante for a deficiência, mais atraente ela se torna para 14,29% dos pesquisados. A maior parte deles (71,43%) tem predileção pela presença de algum tipo de equipamento assistivo (aparelhos, bengalas, muletas, cadeira de rodas etc.).
    Sexualmente falando, a satisfação de 7,14% dos pesquisados é exclusiva com pessoas com deficiência, enquanto 28,47% deles afirmam relacionar-se satisfatoriamente também com não deficientes. A maioria (64,29%) não soube responder, já que nunca teve a oportunidade de manter uma relação sexual com uma pessoa com deficiência.
    Verificamos que 92,86% não conseguem explicar para si mesmos os motivos pelos quais possuem essa fascinação. Solicitados a definir sua preferência, 57,14% usaram as palavras "estranho", "desvio sexual", "fetiche", e "tara", enquanto 28,57% acreditam que trata-se de "uma atração normal". Dos pesquisados, 42,86% acreditam ou já acreditaram que a sua fascinação poderia ser uma "doença ou um desvio de personalidade". Metade deles não acredita nisso e 7,14% não responderam à pergunta.
    Geralmente, a descoberta da atração por deficientes ocorre na infância e adolescência (em 85% dos pesquisados), ocasionando sentimentos de "vergonha", "desconforto", deslocamento ("por ser diferente") ou "satisfação". O sentimento de desconforto causado por essa preferência (relatado por 71,43%) faz 21,43% dos pesquisados desejarem uma forma de se livrar dela, enquanto 64,29% dizem não desejar uma "cura".
    Por "vergonha e medo de serem tratados com preconceito", a maioria (57,14%) nunca contou a ninguém sobre essa preferência. Os que contaram (42,86%) o fizeram para pessoas de seu relacionamento muito íntimo, como esposa(o), namorada(o) e mãe. Esses relataram que a reação sobre essa confidência despertou sentimentos que foram da incredulidade à compreensão, passando pelo choque e a recriminação.
    A possibilidade de conversar sobre sua preferência com outras pessoas, especialmente com as com deficiência, é considerada benéfica para 71,43% dos pesquisados. Quase todos (85,71%) acreditam que trazer à tona e discutir as questões que envolvem devotees e pessoas com deficiência pode trazer benefícios a ambos os segmentos, promovendo a quebra de preconceitos e o entendimento mútuo. Metade deles conhece e/ou troca informações com outros devotees. A maioria (64,29%) afirmou não adotar nenhuma estratégia específica para fazer contato com pessoas deficientes, enquanto 21,43% utilizam a internet e 14,29% dizem se comportar normalmente.
    As salas de bate-papo e os murais de recados dos sites destinados a pessoasdeficientes são acessados com frequência por 71,43% dos pesquisados para estabelecer contato com portadores de deficiência. A utilização eventual da internet é relatada por 7,14%, enquanto 21,43% afirmam não usar esse recurso. Depois de estabelecer um contato, que pode incluir ou não um relacionamento sexual, 42,86% dos devotees se sentem "culpados" e "envergonhados", enquanto 57,14% se sentem "felizes" e "satisfeitos".
    Ao buscar um contato com pessoas com deficiência, 64,29% afirmam desejar estabelecer um relacionamento que inclua, além de sexo, convívio social, amizade e namoro. Apenas 14,29% dizem buscar somente uma satisfação sexual. Quase todos os pesquisados (85,71%) afirmaram que estariam dispostos a assumir um casamento e/ou um compromisso duradouro com uma pessoa com deficiência. Os casados (21,43%) afirmam que eventualmente buscam contato. A maioria (57,14%) acredita que os devotees deveriam adotar uma conduta ética que permeasse a aproximação e o relacionamento com pessoas com deficiência, mas 42,86% discordam disso.
    A decisão de informar sua condição de devotee às pessoas deficientes com quem estabelecem contato é tomada frequentemente por 42,86% dos entrevistados. A reação da pessoa informada foi descrita por metade dos pesquisados como sendo "assustada", "curiosa" ou "normal". Dentre os 57,14% que disseram não informar, encontram-se os que nunca tiveram nenhum contato com pessoas com deficiência e os que não informam por "medo da reação" da pessoa. Muitos (64,29%) acreditam que as pessoas com deficiências se sentem "ultrajadas", "um objeto", quando descobrem a fascinação por parte dos devotees, enquanto 21,43% acreditam que os deficientes consideram isso "normal" e 7,14% não sabem dizer como as pessoas com deficiência se sentem.
    Grande parte deles (57,14%) considera as pessoas com deficiência "pessoas normais", "com algumas limitações", enquanto 35,71% acreditam que os portadores de deficiência são pessoas que "precisam de carinho", "atenção", "amizade" e "cuidados". Metade dos pesquisados tem se mantido informada sobre as questões de interesse das pessoas com deficiência, tais como direitos e acessibilidade, mas apenas 42,86% participam ou gostariam de participar do movimento organizado das pessoas com deficiência em defesa de seus direitos.
    Praticamente todos (92,86%) afirmaram que ficariam "felizes" se um membro da própria família se sentisse também atraído por pessoas com deficiência. E embora ficassem "tristes", 64,29% disseram que fariam tudo para ajudar e apoiar um membro de sua família que tivesse uma deficiência, sendo que 21,43% agiriam "normalmente" se isso acontecesse e 7,14% se sentiriam "culpados".
    Quase todos (85,71%) classificaram como sendo "ilegal", "condenável" e "um absurdo" o fato de que muitas das pessoas com deficiência não tenham autorizado o uso de sua imagem ou sequer tenham conhecimento da veiculação de suas fotos ou vídeos nos sites dirigidos a devotees. Apesar disso, todos os que responderam o questionário visitam esses sites, sendo que 71,43% sentem-se sempre excitados; 14,29% não se sentem excitados e 14,29% sentem-se eventualmente excitados. Quase todos colecionam (78,57%) fotos e vídeos de deficientes que foram obtidos via internet (42,86%) ou por outras formas (28,57%).

Conclusão.

Conhecer os sentimentos, tanto dos devotees quanto das pessoas com deficiência, a partir de uma discussão desarmada sobre o assunto, é a melhor (e talvez a única) estratégia de que dispomos para compreender o devoteísmo e o que ele representa, ou pode representar, tanto para os devotees quanto para as pessoas objeto de seu desejo.

--------------------------------------------------------------------------------
Palestra: Lia Crespo. Rio de Janeiro, agosto de 2000 - X Conferência Mundial da Rehabilitation International.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

I Encontro de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região - 2º dia!


Caminhada
**Mulheres cadeirantes a frente, por trás delas pessoas em pé. Todos usam uma camisa rosa com o símbolo do desenho universal no peito e o escrito "I Encontro de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região"**
    Gente, o segundo dia do evento foi repleto de discussões e finalizou-se com uma caminhada pelas ruas de Mossoró!
    Tendo como tema geral: "Mulheres com Deficiência: ocupando espaços", o encontro abordou vários temas. na mesa de abertura,, composta por autoridades locais e representantes das entidades que estavam envolvidas com o evento, lembrou-se do avanço da mulher na sociedade, no mercado de trabalho e que este espaço foi garantido através de uma luta coletiva. A frase de ordem foi "Nos somos mulheres com deficiência, sim, incapazes, não!"
   Iniciando as discussões, a assistente social Adenize Queiroz da UFPB, discorreu sobre o tema "Ocupando Espaços", falou que não se via na condição de plaestrante neste evento e sim como mulher com deficiência, orgulhosa da luta. Ressaltou a vulnerabilidade da mulher, no trabalho, na família, na sociedade, na educação e pelo fato de ser mulher. O que mais me chamou atenção foi quando a mesma falou sobre a "Teoria da Resiliência", que para a psicologia é passar por momentos difíceis e utilizar esta oportunidade para crescer. É superar situações adversas. E lembrou que este encontro é um passo para a resiliência.
    Adenize finalizou em grande estilo sua palestra dizendo "Nada sobre a mulher com deficiência, sem a mulher com deficiência. Não esconda-se por trás da sua deficiência, não fique sozinha, junte-se ao movimento, seja resiliente, seja feliz! Eu sou Adenize com limitações, mas plena de possibilidades."
    Seguindo as palestras, o segundo tema foi "Saúde e Sexualidade da Mulher com Deficiência: Mitos e Realidades", com participação da médica Iris Menezes, a psicóloga Marilu Martins e a mãe cadeirante Renata Fernandes. A médica se deteve a saúde preventiva, mas a Marilu, psicóloga, deu um show mostrando a sexualidade além do ato sexual, e a Renata contou sua experiência como mãe cadeirante o que enriqueceu a palestra!
    A última apresentação foi com a Verônica Castro, cega, aluna do 4ºperíodo de direito da Universidade Potiguar e Louise Vale, assistente social que falaram sobre os direitos com foco no Benefício de Prestação Continuada e a Conferência da Pessoa com Deficiência.
   Por fim, tivemos uma homenagem as mães de crianças com deficiência e mães com deficiência e partimos então para a caminhada de encerramento do evento!

domingo, 15 de maio de 2011

I Encontro de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região - Fotos e Coments!

    Gente, vou agora fazer meus comentários sobre o evento das meninas em Mossoró e mostrar as vocês tudo o que rolou!
    Bem, no primeiro dia foi xic demais! Jantar-desfile no Requinte Buffet. Lugar hiper agradável, bonito e com um atendimento de primeira. Ao entrar no salão já víamos algumas imagens de um ensaio fotográfico feito com as meninas que desfilaram, feito por Ricardo Lopes! Fotos belíssimas e que revelavam a beleza muitas vezes escondida pelo preconceito com uma cadeira de rodas, muletas, bengalas, aparelhos ortopédicos...
    A noite começou com uma apresentação de Dança do Ventre, em seguida todas mostraram sua beleza no tapete vermelho, e o desfile finalizou com chave de ouro e uma noiva linda, que recebeu uma homenagem de seu marido, emocionante, segurei para não chorar!
    O jantar foi embalado pela voz linda de um cantor da cidade, que infelizmente não lembro o nome, vou pedir ajuda das meninas para retificar isso!
Requinte Buffet
**Entrada do salão, uma rampa de cor cinza e fachada em estilo neo-clássico. No lado esquerdo da imagem há um jardim com grama e uma árvore, bancos de praça estão espalhados pelo jardim!**
Recepção
**Hall de entrada do salão de festas. Há um tapete preto, longo. Paredes brancas onde estão afixadas fotos das modelos. Jarros com pequenas plantas ornamentais enfeitam o lugar. Pessoas olham as fotos.**
Agora é que são elas!
**Seis mulheres. Quatro cadeirantes, uma usuária de órtese na perna esquerda e uma deficiente visual. Todas usam vestidos elegantes. Estão no hall de entrada do salão.**
Na dança do ventre!
**Duas mulheres. A que se encontra no lado esquerdo está em pé, vestindo roupa característica da dança do ventre, em cor preta, com enfeites dourados. A do lado direito, usa cadeira de rodas e veste um vestido  de cetim longo chiquérrimo de cor lilás, com exarpe na mesma cor.**
Se joga!
**Uma mulher dança no tapete vermelho. Com vestimenta de dança do ventre preta e detalhes dourados, esconde seu rosto com um lenço vermelho.**
**Menina acenando feliz desfila em sua cadeira de rodas pelo tapete vermelho. Veste um vestido com parte superior lilás e saia rosa. A pessoa que empurra a cadeira de rodas tem vestimenta toda preta com detalhes em prata.**
**Mulher cega é guiada para desfilar no tapete vermelho. Ela usa um vestido longo com listras assimétricas em preto e branco, há uma faixa vermelha presa a sua cintura, maquiagem destaca seus olhos. A menina que a guia usa um vestido de cetim na altura do joelho de cor roxa.**
**Mulher desfila no tapete vermelho. Ela acena para a platéia. Usa um vestido longo de cor cinza, abaixo do peito há detalhes dourados. Cabelos bem presos. Pulseiras douradas no braço direito.**
**Mulher cadeirante desfila no tapete vermelho. Ela está sorridente. Usa vestido de cetim lilás e echarpe na mesma cor.**
**Mulher desfila no tapete vermelho. Usa vestido longo vermelho com aplicações de pedraria e miçangas na mesma cor.**
**Mulher em sua cadeira de rodas motorizada, desfila um vestido verde drapeado de cetim, com detalhes feitos do mesmo tecido no busto**
**Mulher desfila vestido verde escuro com marcação abaixo do busto e flores do mesmo tecido do vestido enfeitam o ombro esquerdo.**
**Mulher sorridente desfila um vestido verde longo de cetim, com busto estruturado através de drapeado.**
**Mulher cadeirante desfila no tapete vermelho, usa vestido longo verde escuro com detalhe delicado abaixo do busto, sua cadeira é empurada por uma criança que usa um vestido rosa.**
**Mulher usa um vestido rosa esvoaçante com cintura marcada e detalhes no busto.**
**Mulher desfila um vestido azul longo**
**Moça desfila usando um vestido rosa com aplicações de miçangas na mesma cor, formando flores no vestido. Nos cabelos uma trança lateral bem trabalhada.**
**Menina cadeirante muito sorridente desfila no tapete vermelho. Usa um vestido tomara-que-caia vinho na altura dos joelhos.**
**Mulher desfila no tapete vermelho, usa órtese na perna esquerda. Usa um vestido tomara-que-caia preto que termina abaixo do joelhos.**
**Mulher que desfila é guiada. A modelo usa um vestido colorido com formas assimétricas, a menina que a guia está vestida com calça e blazer preto.**
**Moça desfila um vestido rosa cru, com detalhes na lateral esquerda. Ao fundo, mulheres a observam.**
**Mulher desfila. Usa um vestido vermelho marcado abaixo do busto e com alça na diagonal, partindo do busto.**
**Mulher cadeirante desfila no tapete vermelho. Usa vestido bege, modelo frente única, com alça bem trabalhada.**
**Menina em cadeira de rodas motorizada. Usa um vestido de noiva branco, tomara-que-caia, um colar de pérolas e leva em sua mão direita um buquê de flores brancas e vermelhas.**
**Mulher cadeirante desfila vestido de noiva branco tomara-que-caia. A sua frente uma criança de vestido longo branco joga pétalas de flores no tapete vermelho. O véu da noiva é segurado por uma meninas que usa um vestido rosa.**
**A mesma noiva da imagem anterior vista de lado. Detalhe para a roda da cadeira que está enfeitada com flores.**
**Palco com cantor cadeirante e um homem tocando violão. Um homem filma o acontecimento.**

sábado, 14 de maio de 2011

Fotos Orto Rio na Praia - dias 24 de março 01 de abril

O trabalho começa cedo!
 **Descrição da Imagem: Na praia, 2 rapazes vestidos com a camiseta verde com o nome Orto Rio escrito em branco montando uma tenda. A frente 3 cadeiras anfíbias azúis com rodas amarelas e 3 pranchas de sufr**
Os bastidores do Orto Rio na praia!
 **Tenda branca sendo montada por um rapaz de camiseta verde e bermuda estampada. Uma cadeira anfíbia azul com rodas amarelas e uma prancha verde ao lado na areia da praia.**
Galera reunida!
**Grupo de pessoas sentados ao redor de uma mesa, todos bem a vontade. Em cima da mesa branca encontram-se 2 côcos e uma bolsa. Da esquerda para a direita: Cunhados de Patrício, Patrício, Carlos Pit bull, Pai de Clarissa, Clarissa e eu!**
 Orto Rio na Praia!
**Pessoas sentadas em baixo de uma tenda branca. A frente faixa ver com o escrito "Orto Rio na Praia" em branco. Cadeiras anfíbias e guarda-sóis dispostos na areia da praia"
 David Sufista
**Homem sentado na areia da praia, vestido com a camiseta verde e bermuda vermelha com detalhes brancos, faz alongamento de mebros superiores. Atrás dele, uma cadeira anfíbia. A frente dele, uma equipe de filmagem e ao lado 3 pranchas de surf e 2 muletas. Ao fundo da foto, o mar e um céu acinzentado.**
 David e o mar!
**Cadeira anfíbia azul com rodas amarelas e a frente um homem sentado na areia olhando para o mar.**
 Clarissa se preparando para se jogar no mar
**Dois homens auxiliam uma menina de biquine roxo a posicionar-se na cadeira anfíbia, por trás 4 pessoas olham atentamente o que é feito pelos homens.**
 Simbora, Clarissaaaa!
**Uma menina sentada na cadeira anfíbia vestida com colete salva-vidas vermelho é empurrada por um rapaz pela areia da praia**
 Banho de mar assistido
**Um homem conduz a cadeira anfíbia com uma menina, um outro homem olha atentamente e um terceiro homem faz a filmagem do momento. Sargaços espalhados pela areia, mar calmo e céu acinzentado.**
 Banho de mar asssistido
**Dois homens seguram a cadeira anfíbia, uma menina está sentada na mesma. Mar calmo.**
 Clarissa e Rodolfo Alves
**No mar, uma menina sorridente sentada na cadeira anfíbia, ao seu lado um homem barbudo agachado, vestindo camisa vermelha e bermuda jeans.**
 Orto Rio no Programa Viver Bem
**Um homem é entrevistado pela equipe do programa "Viver Bem" na beira da praia, muitos sargaços espalhados pela areia.**
 Vôlei sentado
**6 homens jogam vôlei sentado de praia, um deles está executando um saque com uma bola amarela. A areia está bastante molhada, o céu acinzentado, ao fundo alguns prédios.**
Vôlei sentado!
**2 homens, um está próximo da rede de vôlei finalizando um bloqueio. ao fundo da imagens mesas e cadeiras de plástico com guarda-sóis.**
 Vôlei sentado
**5 homens sentados na areia molhada da praia, um deles executa um saque com a bola amarela.**
Orto Rio
**Bola inflável de cor branca com a propaganda da "Orto Rio" escrita em verde. Está atracada no mar, uma pequena onda se forma a frente da mesma e ao fundo da imagem parte do Morro do Careca - Praia de Ponta Negra.**
Orto Rio na Praia
**Vista geral da estrutura do projeto "Orto Rio na Praia". 2 tendas brancas, pessoas reunidas em baixo delas, cadeiras anfíbias e guada-sóis dispostos na areia da praia"


C&A - Atendimento ao Cliente é para todos?

    Ontem, nosso querido colaborador Pablo Gustavo se dirigiu a loja C&A do Midway Mall para efetuar o pagamento da sua fatura, chegando lá com o que ele se depara?! Sim, com ela mesma: A ESCADA! Para tudoo, como assim? Para chegar ao setor de Atendimento ao cliente só de escada?! Exatamente!
    Enquanto, ele olhando para a escada, tentava pensar em como fazer isso, chega uma moça que trabalha an loja e pergunta se pode ajudar! A resposta foi daquelas sangue nos zóio: "Se a senhora conseguir fazer uma rampa ou elevador para mim, pode!"
**Descrição da Imagem: Esacada de granito de cor clara, com corrimão prateado, letreiro indicando o setor de atendimento.**
    Então, por fim Pablito não teve como fazer uso do seu direito da fila preferencial, uma vez que não teve como chegar até ela, indo sua esposa efetuar o pagamento, enfrentar uma fila gigante e atrasar seus outros compromissos!
**Descrição da Imagem: Mesma escada da imagem acima, Pablo veste camisa com listras verde escuro, verde claro, azul claro e branca, calça de cor escura e seu inseparável boné, está em sua cadeira de rodas com cara de descontentamento**
    Mas aí como já estou prevendo que a resposta da loja será "Mas ele tem a opção de efetuar o pagamento em qualquer um dos nossos caixas!" Venho reforçar o setor é de ATENDIMENTO AO CLIENTE, ou seja, é local aonde você recebe o cartão quando o faz, onde se realizam as trocas, pede-se liberação para pegar um trocadinho a mais, faz-se acordo de pagamento, solicita aumento de limite, faz-se alterações cadastrais, ou seja tuuuudo de relacionamento entre cliente e loja! Portantoo, C&A, please, atentem para a acessibilidade, pois existem vários clientes como o Pablo que precisam deste setor e não conseguem chegar lá!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Clube Escolar Paraolímpico

Clube Escolar Paraolímpico

    Este é mais um dos projetos do Comitê Paraolímpico Brasileiro! O Clube Escolar Paraolímpico visa fomentar e desenvolver o esporte escolar dos futuros atletas paraolímpicos do país.
    Este ano foram aprovados 21 projetos, que pretendem atender ao todos 1.300 alunos por todo o Brasil. Serão nove unidades da federação atendidas: São Paulo, com sete projetos, Rio de Janeiro, com quatro, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná com dois cada e Distrito Federal, Rondônia, Rio Grande do Norte e Espírito Santo com um cada.
    Serão destinados aos projetos do Clube Escolar Paraolímpico de 2011 R$ 1,2 milhão. Este valor será dividido pelos 21 projetos aprovados. Desta forma, Cada projeto será contemplado, no máximo, com R$ 60 mil, para atender a 10 (dez) meses de funcionamento do programa com início previsto em março de 2011 e o término em dezembro de 2011. A verba poderá ser utilizada para contratação de pessoal, transporte, aquisição de material esportivo e equipamento, estrutura e divulgação do projeto.
    E as atividades aqui em Natal já iniciaram, temos turmas de Natação e Atletismo. Atendemos crianças e jovens de 6 a 21 anos que estejam matriculados e frequentando a escola! As aulas de natação são comigo na piscina semi-olímpica adaptada do Campus da UFRN, temos turmas pela manhã na segunda e sexta de 7:00h às 8:00h e 8:00h às 9:00h, e a tarde todos os dias das 15:00h às 16:00h e das 16:00h às 17:00h. Já as aulas de atletismo acontecem no CAIC com o professor Felipe, pela manhã das 7:00h às 8:00h nas terças e quintas e das 14:00h às 16:00h de segunda a quinta.
    Portanto, se você conhece algum pequeno com deficiência interessado em praticar esporte, manda ele ir acompanhado de um responsável a um desses locais.
    Para maiores informações, basta ligar para o coordenador do projeto, o professor Jonas Sobrinho (8744-2423) ou enviá-lo um e-mail (jonas.sobrinho@hotmail.com)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Movimento SuperAção Natal

    O Movimento SuperAção é uma ONG que foi criada, em 2002, por um grupo de jovens com e sem deficiência que via a necessidade de lutar por práticas inclusivas e incentivar mobilizações pacíficas pela inclusão da pessoa com deficiência. Temos como missão promover a defesa dos direitos humano e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência.

Passeata São Paulo - 2008

    E para atingir esta missão, temos como principal ação a Passeata Superação, que acontece desde 2004 em São Paulo, mas que já está acontecendo em outros lugares do Brasil e até fora dele, sendo os mesmo, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e com nossos hermanos argentinos em Santa Fé, San justo e Rosário. E a grande novidade é o que o próximo rasante do dragão com este evento será qui no nosso Nordeste e já tem data e lugar marcado, dia 22 de outubro em Recife!
    Não podíamos deixar de falar sobre o idealizador de tudo isso, o nosso queridíssimo presidente Billy Saga! Billy é um cara de sorriso fácil e idéias fantásticas, aquele que faz todo mundo se sentir bem e valorizado, tem uma presença do caramba e luta pelo coletivo! "Mudar o mundo pode ser um objetivo utópico e abstrato, de difícil alcance. Mas sabemos que se fizermos diferença para uma única pessoa ou grupo, por menor que seja, nossa contribuição será dada para que, num futuro, vivamos em um lugar melhor. É importante ser o ponto inicial de uma longa corrente, que atingirá proporções que não podemos imaginar." Assim ele resume o nosso porquê do SuperAção existir.

    Vocês devem estar se perguntando, "Mas Marília e a gente aqui em Natal não vai fazer nada? E a quantas anda a estruturação do SuperAção em Natal? E como vai funcionar?!"
    Tudo foi oficializado em janeiro, quando tivemos a primeira reunião do Movimento SuperAção Nordeste! Concretizando assim, as filiais Recife e Natal! E as incubências do boss, foi a princípio a realização da Passeata Nordeste, que ficou certa de ser em Recife, mas a gente tá por aqui por Natal, mas não estamos livre das nossas obrigações, né?! Tamo junto com a galera de Recife nessa Passeata!
    Enquanto isso aqui em Natal, estamos como parceiros do "Orto Rio na Praia" e em reunião para a realização de um evento que em muito breve vocês terão mais informações. Aqueles que tiverem interesse em ingressar a nossa equipe e que tenham idéias bacanas para agregar, estamos a disposição! É só me mandar um e-mail natalacessivel@gmail.com
    Além disso, peço a todos que conheçam a rede acessível do Movimento SuperAção e criem seus perfis, lá vocês terão a oportunidade de conhecer um monte de gente bacana e ainda saber um pouco mais da história da ONG e suas filiais. Acesem já http://www.movimentosuperacao.org.br/
    Beijo!