quinta-feira, 31 de março de 2011

Flagrante dos Buraqueiros!

Gente, esse foi o primeiro flagra de muitos, aconteceu ontem a tarde no shopping Midway Mall, clicado e publicados pelos meus amigos do Buracos de Natal ! Obrigada pela dica!

Flagra lamentável, mas comum, feito agora há pouco no Midway.
Não é um buraco propriamente dito, mas sem dúvida a cabeça desse sujeito – que não era idoso – ta cheia de buracos. Buracos no respeito, na moral e na cidadania.
Infelizmente ainda há muitos desse naipe rondando a nossa cidade.
image

Observações do Ricardo Karam!

    Gente, no post que escrevi sobre o RastaPé, eu indiquei o local como acessível, mas ontem o meu colega Karam me chamou atenção para duas coisas que eu havia percebido, mas havia consultado algumas pessoas com deficiência que costumam frequentar o ambiente e os mesmos me disseram que tava bom!
    Mas como Lei é Lei e está aí para ser cumprida, a Lei da Acessibilidade tá aí para isso, e para tornar o ambiente acessível devemos levar em consideração a NBR 9050. Vamos as observações do cavalheiro... Pois não quero me comprometer em garantir que um lugar é bacana e depois ir lá alguém e vê que não está dentro das normas e que não é funcional para outras pessoas... Vamos fazer valer o que realmente é certo!
    Ele destacou a questão de ter uma lixeira embaixo da pia, o que dificulta a aproximação da cadeira para uso da mesm.
    E a outra observação foi sobre a altura do vaso e posicionamento das barras que não facilitam a transferência da cadeira para o sanitário!
    Então, amigo, obrigada pelas dicas, se quiser complementa aí nos coments será de grande valia!
    Beijão!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ah... O amor!

    Gente, como é bom amar, né?! E o direito de viver um amor também é para todos... Será que o mais importante é o cara ser um moreno alto, bonito e sensual para resolver seus problemas? Para mim não, o que eu quero do meu companheiro vai além disso! No jogo da sedução, a beleza pode ser mera coadjuvante quando estamos conhecendo alguém com virtudes que ultrapassam o culto a beleza imposto hoje pela sociedade.
    E se aquela pessoa que fez seu coração bater mais forte precisa de uma "hand" para algumas coisas, ou não te enxerga, ou não te escuta, como faz? Faz do mesmo jeito! AME!
   O amor verdadeiro não enxerga cadeira de rodas, muleta, bengala, aparelho auditivo ou qualquer implemento de tecnologia assistiva, esse amor vive! E qualqer uma dessas coisas é apenas um detalhe para transformar a vida daquela pessoa mais fácil!
    Como dizem por aí, o amor não tem limites, o limite está na nossa cabeça que é cheia de idéias pré-concebidas, enfiadas alí por uma sociedade preconceituosa que não enxerga a pessoa com deficiência como capaz de amar!
    Pessoa com deficiência ama, desama, se encanta, desencanta, apaixona, desapaixona, trai e é fiel assim como você! Antes de qualquer deficiência são PESSOAS, capazes de absolutamente tudo!
    E para comprovar isso, trago hoje uma matéria da TV Sentidos que trata do amor entre casais com deficiência, muito interessante! Vamo vê? E permita que a paixão tome conta de você!
    Beijos!

domingo, 20 de março de 2011

Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico

    Ontem e hoje, a galera do Norte e Nordeste invadiu a capital do Ceará, Fortaleza, em busca de superação na piscina, na pista e levantando peso. Representando o Rio Grande do Norte, estiveram o Centro de Apoio ao Deficiente (CADEF-RN) e a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF-RN).
    Na natação a SADEF conseguiu o feito de manter-se em primeiro lugar no quadro de medalhas com 11 subidas ao lugar mais alto do pódio.
    A CADEF tinha um número menor de atletas, mas não menos batalhador e guerreiro, merecem destaque os jovens Márcio Felipe e Gustavo Tavares.
    No atletismo não foi diferente, e os atletas da SADEF subiram por várias vezes ao pódio. Destaque para a potiguar Marília Medeiros, que passou por um momento difícil nesta mesma competição em 2010, e voltou com força total, conquistando uma medalha de prata e duas de ouro! Parabéns, você merece!
    Não recebi ainda notícias do halterofilismo, apenas soube do feito de Maria Luzineide, que levantou 75kg, competindo na categoria até 44kg alcançando aí o melhor índice técnico feminino.
    Como não poderia ser diferente, essa semana inteira será dedicada ao paradesporto, vou trazer para vocês as histórias de vida e conquistas destes paratletas que nos represetam tão bem e nos enchem de orgulho!
    Beijos e ótima semana!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Hoje é sexta feira... Dia de Forró!

     Hoje é sexta e todo mundo já deve estar pela rua bombando, e como eu fiquei em casa, trago para vocês uma opção para as quartas, sextas e sábados da noite natalense. Para aqueles que gostam de relar o bucho, o "RastaPé Natal" é uma ótima pedida.
     A noite por lá a garantia de ser divertida, existem 3 espaços, um só com mesinhas para você colocar a resenha em dia, paquerar ou só dá uma esfriada no corpo, porque no forró, o negócio pega fogooo!
 
    No segundo espaço e mais disputado, tocam duas bandas por noite, com o forró mais atual, aquele mais agitado, que faz balançar até quem já morreu... Certeza de me encontrar nesse espaço, eu e minha parêa de dança, Marninha, nossas coreografias são um show a parte! kkkkkkkk
    E o terceiro ambiente é onde toca o autêntico forró pé de serra, um trio com zabumba, triângulo e sanfona, garante a animação!
    E o que mais nos interessa, a acessibilidade, né?! Então, o local é bem bacana para galera que precisa desse diferencial, tem rampa, tem banheiro adaptado (apesaaaaar que já vi pessoas que trabalham lá usar, reclamei e levei uma desculpa esfarrapada, esse episódio eu conto depois), e sua maior parte é toda no mesmo nível, onde há desnível há rampa, e sempre tem uns "cabras" daqueles bem fortes dispostos a dar uma hand a quem precisa! Só senti falta do cardápio em braile, mas deixei a dica lá!
    Então é isso, local visitado e aprovado, agora basta pegar o par e cair no forró! Quem num tem par, lá é facinho de achar... Fica a dica!
    O RastaPé fica na Rua Aristides Porpino Filho, em Ponta Negra, no point mais badalado da cidade. Funciona quarta, sexta e sábado e universitário de Natal, até meia noite não paga!
    Beijão e ótimo fim de semana, que o meu será de trabalho!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Audiodescrição!

    Que significa palavrão esse palavrão aê? A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão.
   É tornar os meios culturais acessíveis para aproximadamente 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial, que encontram-se excluídos da experiência audiovisual e cênica.
    Quando conheci o Blog da Audiodescrição comecei a procurar entender a importância deste recurso, e simplesmente me joguei numa experiência que tenho indicado todos fazer, vendei meu olhos, liguei a TV e fui "assistir" um programa, para que a experiência fosse ainda mais "sentida", eu escolhi um programa da televisão local, imaginem... Se as grandes emissoras insistem em ocultar a audiodescrição, o que dizer das aprendizes de emissoras.
    O programa escolhido, foi o "Sim Verão", apresentado por Manu Pessoa e Netinho (aquele cantor lá da Bahia), a abertura tinha uam música beeem animada, mas eu não sabia que imagens alí estavam sendo representadas. Mas imaginei que tivesse sol, praia, côco, gente bonita, alguém praieiro (ainda não conferi o que realmente passava lá)
    Este foi um programa executado no veraneio para atualizar a galera das coisas que bombavam em Natal nesse período, além de contar com participações musicais.
    Então, durante o programa inteiro eu não consegui entender muita coisa, as vezes estava sendo mostrado algo, só com uma música ao fundo, então, o que se passava? Num sei, até agora...
    Vou admitir que não consegui ficar o programa inteiro vendada, mas pretendo escolher outro e me segurar, mas foi uma experiência que me fez enxergar o quanto a AD é importante, pois como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras, então a audiodescrição vale muito mais que essas mil, tenho certeza.
    Experimente também, e me conta depois!
    Curtam agora um trecho do filme "O Brasil é o bicho" com audiodescrição!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Entrevista do Billy ao Programa Vencer!

    O Programa Vencer, aquele programa lá de Recife que já me entrevistou (exibidaaa) fez uma entrevista com o Billy Saga, o fundador do Movimento SuperAção, em sua passada pelas terras nordestinas. Ficou ótima, parabéns ao James e a toda equipe do programa!

    É gente, como já venho comentando, o Movimento SuperAção no Nordeste já é realidade, agora preciso de mais colaboradores, quem se habilitar me manda um e-mail natalacessivel@gmail.com
    Beijão!

domingo, 6 de março de 2011

Orto Rio na Praia

    Gente, eu devo mil desculpas a todos pelo sumiço, mas é que vem acontecendo muuuita coisa na minha vida e tudo ao mesmo tempo, preciso organizar melhor meus horários!
    Então hoje trago o nosso domingo na praia no dia 13 de feveireiro. Neste dia aconteceu o projeto "Orto Rio na Praia" que é uma ação da empresa Ortopedia Orto Rio, liderada pelo fantástico Leonardo Vasconcelos. Nesta ação são disponibilizadas cadeiras anfíbias para o banho de mar assistido, aulas de surf adaptado e ainda prática de esportes como futebol, vôlei sentado e frescoball.

    Mas é importante lembrar que esta ação não é um concorrente do projeto "Praia Para Todos" e sim uma atitude da Orto Rio enquanto este projeto não chega em nosso Estado, afinal somos parceiros em tudo pela inclusão da pessoa com deficiência!
    Este projeto aconteceu por todo o verão, e a partir deste mês, será apenas no último fim de semana do mês! Espero encontrar vocês por lá...

 Jorge Mendoza, Victor Gonnelli e Eu

Tenda de apoio ao "Orto Rio na Praia"

Paulo Castro se preparando para o banho de mar!

Rodrigo e Paulo Castro (Banho de mar assistido)

Jorge Mendonza, Carlos Pitbull e Victor Gonnelli

Jéssica Rocha, Eu, Reginelly Barbosa e Bianka

The Girls e Super Victor!

Jogo de Futebol! Nesse aí, todo mundo é igual na diferença.