quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cinto (uma questão de) de Segurança!

O uso do cinto de segurança foi tratado desde a primeira legislação de trânsito aprovada no Brasil, como uma medida a ser adotada com o objetivo de salvar vidas e evitar lesões físicas graves.

Ainda hoje, há uma resistência por parte de algumas pessoas na utilização desse dispositivo. É, tratado como um incômodo desnecessário durante o transporte veicular, principalmente, entre os passageiros no banco de trás.

Após a promulgação do CTB e realização de diversas campanhas educativas por parte dos órgãos e entidades de trânsito, foi constatado que grande parte dos condutores de veículos utiliza o cinto de segurança, contudo, os passageiros ainda não adotaram essa prática como uma medida necessária.

O cinto de segurança tem com principal objetivo reter os ocupantes dos veículos em seus assentos. Quando utilizado de forma correta também é eficaz em impedir que as pessoas sejam lançadas para fora do veículo durante uma colisão, diminui a ocorrência de graves lesões no tórax e na cabeça e evita que os ocupantes se choquem contra o interior do veículo e/ou entre si.

A partir de uma situação-padrão utilizada pela indústria automobilística, por meio dos chamados crash tests, obteve-se as seguintes informações, considerando uma colisão frontal de um veículo contra um objeto fixo, a uma velocidade constante de 50 km/h:

• A segunda colisão é o choque dos ocupantes no interior do veículo, podendo ser contra o volante, pára-brisa, bancos ou o painel de instrumentos. Esse choque ocorre na mesma velocidade que o veículo estava se deslocando;

• É na segunda colisão, que os ocupantes dos veículos sofrem mais lesões e o uso do cinto de segurança é considerado um agente positivo na redução dos agraves corporais;

• A terceira colisão é o impacto entre os órgãos internos e estrutura óssea do ocupante. As hemorragias internas são conseqüentes desta colisão;

• O cinto de segurança é importante, porque reduz o impacto dos ocupantes de veículo durante a 2ª e 3ª colisões;

• No caso dos ocupantes no banco traseiro, ocorre da mesma forma na segunda colisão, eles continuarão em movimento na mesma velocidade, e se chocarão contra a parte posterior do encosto do banco dianteiro;

• Sem o uso do cinto de segurança, foi demonstrado que o movimento do corpo dos ocupantes do banco traseiro é simultâneo para cima, contra o teto e para frente;

Fonte: http://www.eusoulegalnotransito.com.br/cinto-de-seguranca.html

domingo, 26 de setembro de 2010

26 de Setembro - Dia Nacional do Surdo!

    O Dia Nacional do Surdo é comemorado no dia 26 de setembro, e tem como objetivo relembrar e homenagear a luta dessas comunidades espalhadas pelo mundo e que ao longo dos anos batalham em prol do reconhecimento da língua gestual nos diversos países do globo.
    Você sabe quais são as categorias que enquadram os diferentes níveis de surdez?
    De acordo com o decreto nº. 3.298 de 20 de dezembro de 1999, Art.4º existem seis categoarias. São elas:
1) DE 25 A 40 DEBICAIS (D.B) – SURDEZ LEVE;
2) DE 41 A 55 (D.B) - SURDEZ MODERADA;
3) DE 56 A 70 (D.B) - SURDEZ ACENTUADA;
4) DE 71 A 90 (D.B) - SURDEZ SEVERA;
5) DE ACIMA DE 91 (D.B) - SURDEZ PROFUNDA;
6) ACANHAIS (PROFUNDA)
COMO AGIR E COMPREENDER O MUNDO SURDO?
    Muitas pessoas ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência. Não sabem como agir de maneira eficiente ou sentem-se inseguras, com receio de cometer alguma “gafe”. Isso é natural. Mas, essa insegurança pode diminuir ou até mesmo ser sanada quando a pessoa se abre para as diversas formas e oportunidades de comunicação com essa comunidade.
    Talvez o mais erro que cometemos é não saber diferenciar uma deficiencia da outra, portanto, vale saber que uma pessoa surda não é obrigatoriamente muda e, para que possamos nos comunicar da maneira adequada é necessário estar atento para algumas ações:
    * Não tratar uma pessoa deficiente como se ela não tivesse uma deficiência. A deficiência existe e é preciso levá-la na sua devida consideração.
    * Dar extrema importância ao contato visual. Se desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou, por isso, não é indicado falar de lado ou atrás da pessoa.
    * Para captar a atenção de um surdo é indicado dar um leve toque no ombro se a pessoa estiver próxima. Se a pessoa estiver distante, fazer um sinal com a mão para chamar a atenção dela. Num determinado ambiente pode-se fazer piscar a luz.
    * Aprender bem uma língua de sinais. No Brasil, a língua dos surdos e que possui a sua própria estrutura e gramática através do canal comunicação visual chama-se LIBRAS – Lingua Brasileira de Sinais.
    * Fale sempre de de maneira clara, com uma boa pronúncia, porém, sem cometer exageros. Sendo assim, use um tom normal de voz. Gritar não adianta.
    * Seja expressivo para poder indicar seus sentimentos. As expressões gestuais são excelentes para demonstrar alegria, tristeza, sarcasmo, seriedade, entre outros.
    * Nem sempre a pessoa surda tem uma boa dicção. Se houver dificuldade em compreender o que ela diz, você pedir para que repita e se achar mais confortável e eficiência para ambas as partes, vocês podem comunicar-se através de bilhetes.
    * Quando o surdo estiver acompanhado de um intérprete, você deve dirigir-se a ele, não ao intérprete.
    É muito importante que a sociedade compreenda que uma pessoa com deficiência não é melhor ou pior do que uma pessoa não deficiente. Todas as pessoas, independente de possuir ou não algum tipo de deficiência pode ser extremamente habilidosa em determinadas atividades. Sao iguais em relação aos direitos, objetivos, sonhos, metas, sentimentos, assim como almejam pelo respeito e educação.
    Algumas pessoas sentem receio ao perguntar a respeito da rotina de uma pessoa com deficiência. Com exceção de casos a parte, geralmente as pessoas que apresentam deficiência não se importam em respondem dúvidas, pelo contrário, sentem-se estimuladas em dividir e socializar suas maneiras de realizar suas atividades diárias.
    Na relação pais e filhos, crianças com deficiências não raramente são super protegidas por seus pais, o que faz com que muitos cresçam oprimidos e incompreendidos.
    É importante saber que os país devem interagir e comunicar-se com seus filhos. Eles necessitam de afeto como qualquer criança, assim como necessitam de desafios e vivências em sociedade, em grupo.

Hoje iniciei meu curso de Libras, estou animadíssima! E discuti com o Professor Amon algumas coisas sobre inclusão do surdo! Acho que essa parceria bomba!!!
Beijo e ótimo domingo!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

    Ontem, 21/09, foi comemorado o Dia Nacional de Luta  da Pessoa com Deficiência, era mais um dia de sair as ruas, mostrar sua cara e exigir direitos! Por muitos a trajetória da pessoa com deficiência é descortinada apenas relevando os fatos negativos e excludentes vividos por essa população, mas acredito que devemos é exaltar os grandes feitos dessas pessoas e nos unirmos em busca de uma sociedade mais justa, que respeita a diversidade humana e que principalmente dá oportunidades e possibilidades em igual dimensão para todos.
    Em virtude dessa data ocorrerão dois eventos em Natal que merecem destaque! O primeiro foi o IV Seminário de Educação e Inclusão da Pessoa com Necessidades Especiais, evento realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com participação expressiva de grande parte do País, o que me deixou muito feliz, com discussões bastante relevantes.
    O segundo evento foi o "Show de Calouros 2010" promovido pela Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte (ADEVIRN), realizado an sede social da instituição, localizada na praia de Santa Rita, uma tarde muito agradável e divertida. Tivemos a particpação dos seguintes calouros:
01- Aníbal Luis – Borbulhas de Amor

02- Antonio Neto- Ela não está aqui
03- Canindé Francisco- Como uma onda
04- Carlos Eduardo- Noites Traiçoeiras
05- Eduardo Joaquim- Pense em Mim
06- Fracielda Moura- Qual é a Chave (2º Lugar)
07- Francisco Elitanildo- Ficar por ficar
08- Francivaldo Moura- Volte Amor
09- Jessé- A vida inteira (3º Lugar)
10- Luiz Carlos- A novela
11- Marcondes- Um dia, Um Adeus
12 Maria Laureniza - Quem te viu Verá (1ºLugar)

Estes foram os eventos que fiquei sabendo e participei, se souber de mais algum é só enviar para o e-mail natalacessivel@gmail.com que eu atualizo aqui!
Beijão!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Paraolimpíadas Escolares

    Há exatamente 6 anos para a abertura das Paraolimpíadas do Rio de Jneiro 2016, teve início ontem (7 de setembro) com uma brilhante cerimônia de abertura as Paraolimpíadas Escolares em São Paulo, maior evento esportivo do mundo para a faixa etária.
    Esta edição está reunindo mais de 800 jovens de 14 a 20 anos, de 21 estados mais um Distrito Federal, visando revelar novos valores e possíveis atletas para representar o Brasil nos Jogos de 2016.

    A iniciativa é de grande valia para o desenvolvimento e fomento do paradesporto como ferramenta de inclusão escolar e social. Participei da segunda edição que aconteceu em 2007 em Brasília, como staff da delegação do Rio Grande do Norte e posso confirmar que o clima é o tempo todo de alegria e esses jovens realmente encaram o esporte com seriedade e perseveram em seu objetivo, a medalha de ouro!
    O que está me estressando muuuuuito é que vennho procurando notícias a respeito do evento e nada encontro, apenas os resumos disponibilizados pelo próprio Comitê Paraolímpico Brasileiro, que não destacaram nada sobre nossos representantes potiguares.
    Amanhã entrarei em contato com as instituições responsáveis pelos atletas e trarei as notícias quentinhas... Beijo!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Oportunidade de emprego!

O Itaú Unibanco é o maior banco do Hemisfério Sul e uma das 20 maiores instituições financeiras do mundo. Ser referência global em gestão e performance é um dos nossos principais objetivos. Nesse processo, em primeiro lugar, estão a qualidade, as atitudes corretas, a busca pela melhoria contínua e a atenção às necessidades e à satisfação dos nossos clientes.

O Itaú Unibanco está oferecendo 1.000 vagas em todo o Brasil para pessoa com deficiência, nos cargos: Administrativo, Atendimento ao Cliente, Call Center, Financeiro, Compras,Jurídico, RH, Marketing, Auditoria, Contábil, TI, Planejamento, Projetos e Comercial.

Se te interessou dá um pulinho no site do Itaú Unibanco (http://www.itau.com.br/) e no lado esquerdo da tela você verá a seção "Dicas para você", clica lá e se inscreve. Se garantir o emprego me chama para tomar um sorvetinho, viu?!

Beijos!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Deficiências, Mario Quintana

DEFICIÊNCIAS, Mario Quintana (escritor gaúcho nascido em 30/07/1906 e morto em 05/05/1994 .
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.
"A amizade é um amor que nunca morre."

Portanto... Ame, beije, abrace, entregue-se, viva intensamente cada momento da sua vida, pois eles não voltam... Excluam essas deficiências da sua existência e viva melhor, deixe a imperfeição te mostrar o que realmente é perfeito. Viva a diferença!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Eleições 2010!

    Há um ano, em 25 de agosto de 2009, os eleitores portadores de necessidades especiais brasileiros foram presenteados com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova York. Este tratado, que versa sobre direitos fundamentais, foi aprovado pelo Congresso Nacional e integra os direitos e garantias individuais inscritos em nossa Constituição Federal de 1988.
    Ao considerar que as pessoas com deficiência devem ter a oportunidade de participar ativamente das decisões relativas a programas e políticas, inclusive aos que lhes dizem respeito diretamente, o governo brasileiro atribuiu a este documento internacional o status de norma constitucional. Portanto, os portadores de necessidades especiais agora têm seus direito assegurados pela própria Constituição brasileira.
    Por sua vez, o Tribunal Superior Eleitoral tratou de garantir aos eleitores portadores de deficiências o pleno exercício do direito ao voto. A resolução 23.218/2010 apresenta dois artigos que visam auxiliar na superação das barreiras impostas pela deficiência.
Auxilio de pessoa de confiança
    No artigo 51 é garantido ao eleitor portador de necessidades especiais o auxílio de pessoa de sua confiança para votar, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral. A pessoa que prestar o auxílio poderá, além de entrar na cabina de votação, junto com o eleitor, digitar os números na urna.
Recursos auxiliares
    Sistema de áudio, identificação em braile e a marca de identificação da tecla 5 são recursos auxiliares que a Justiça eleitoral coloca a favor dos eleitores que possuem deficiência visual, conforme o artigo 52 da resolução.
Seções especiais
    Em 2002, o TSE editou a resolução 21.008/2002 que determinou a criação de seções eleitorais especiais destinadas a eleitores portadores de deficiência. Segundo a resolução, estas seções devem ser instaladas em locais de fácil acesso, com estacionamento próximo e instalações, inclusive sanitárias, que atendam às normas da ABNT.
    Os eleitores que desejam votar nestas seções especiais tiveram até o dia 5 de maio para solicitar a transferência. Entretanto, os eleitores portadores de deficiência que votarão em seções não adaptadas podem informar sua condição ao mesário de sua seção e solicitar auxílio.
Direitos políticos
    A convenção, assindada em Nova York, tem o intuito de assegurar que as pessoas com deficiência possam participar efetiva e plenamente na vida política e pública, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, diretamente ou por meio de representantes livremente escolhidos, incluindo o direito e a oportunidade de votarem e serem votadas.
    Para tanto, os estados signatários devem adotar procedimentos, instalações, materiais e equipamentos para votação apropriados, acessíveis e de fácil compreensão e uso.
    A garantia da livre expressão de vontade das pessoas com deficiência como eleitores e, para tanto, sempre que necessário e ao seu pedido, permissão para que elas sejam auxiliadas na votação por uma pessoa de sua escolha também estão resguardadas no texto que amplia o rol de direitos e garantias constitucionais.
    Outra importante consideração relevante constante no Tratado refere-se à proteção do direito das pessoas com deficiência ao voto secreto em eleições e plebiscitos, sem intimidação, e a candidatar-se nas eleições, efetivamente ocupar cargos eletivos e desempenhar quaisquer funções públicas em todos os níveis de governo, com auxílio de novas tecnologias.
Estatura constitucional
    A Emenda Constitucional 45 determinou que os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
    A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova York, é o primeiro e único, até então, documento inserido no texto constitucional por meio deste dispositivo.
    Ao tratar de tema sensível aos direitos humanos, a convenção reconhece que a deficiência resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras devidas às atitudes e ao ambiente que impedem a plena e efetiva participação dessas pessoas na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
    Ressalta ainda, a importância de trazer questões relativas à deficiência ao centro das preocupações da sociedade como parte integrante das estratégias relevantes de desenvolvimento sustentável.
    Por fim, salienta as valiosas contribuições existentes e potenciais das pessoas com deficiência ao bem-estar comum e à diversidade de suas comunidades, e que a promoção do pleno exercício, pelas pessoas com deficiência, de seus direitos humanos e liberdades fundamentais e de sua plena participação na sociedade resultará no fortalecimento de seu senso de pertencimento à sociedade e no significativo avanço do desenvolvimento humano, social e econômico da sociedade, bem como na erradicação da pobreza.
Fonte: TSE