sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ônibus Adaptado

     Os ônibus adaptados em Natal são voltados para atender a necessidade do transporte de idosos, gestantes, cegos com cão guia, obesos e pessoas com limitação física. Os veículos contam ainda com poltronas sinalizadas e equipamentos especiais como botões de parada em braile, elevadores para cadeirantes e cadeiras exclusivas para obesos, com seis poltronas exclusivas.

     Em 10 de julho do ano passado, foram entregues, 60 ônibus adaptados para circular com a frota atual, os novos veículos foram adquiridos pelas empresas Guanabara, Nossa Senhora da Conceição, Reunidas, Rio-grandense, Via Sul, Santa Maria e Cidade do Natal.
     “A entrega destes novos 60 ônibus contribuirá muito para o desenvolvimento do projeto Via Livre, pois entre as medidas a serem adotadas está a questão da acessibilidade para pedestres nas calçadas, nos transportes coletivos urbanos”, ressaltou Kelps Lima, secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
     “Dar acessibilidade plena adaptando calçadas, ônibus, estações de transferências e paradas, é a intenção da gestão atual”, afirmou Kelps Lima. Segundo o mesmo, a entrega dos ônibus foi apenas o primeiro grande passo. “Vamos trabalhar para implantar um grande projeto de acessibilidade na Cidade até o final da gestão”.
     Já em 14 de dezembro de 2009, foram entregues mais 53 ônibus adaptados na sede da empresa Conceição, no bairro de Felipe Camarão. Com estes novos veículos a frota de transportes coletivos urbanos de Natal passa a ter 133 veículos adaptados, de um total de 700 carros.
     Foi prometido que em março de 2010, outros 50 ônibus adaptados serão entregues à população, totalizando nesta data 183 veículos destinados a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, num investimento total de R$ 24 milhões.
     Dessa forma passaremos a ter a maior frota de ônibus adaptado do país!
     De acordo com a parceria entre a Prefeitura do Natal e o Seturn, todos os ônibus novos adquiridos pelos empresários do setor de transportes coletivos devem ser adaptados. “Por lei, até 2014 toda a frota deve ser adaptada. No entanto, trabalhamos para chegar a esse objetivo até 2012”, anunciou Kelps Lima.

Imagens: Heldon Jaime

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sancho Music Bar

Localizado na Avenida Aristides Porpino Filho em Ponta Negra, o Sancho é um pub super confortável, com música que atende a todos os gostos musicais. Bem localizado e com público que curte uma boa música, esta é uma das boas pedidas da noite natalense!


Vamos ao que interessa... Acessibilidade! Tem entrada diferenciada com rampa... Apresenta dois pisos, que infelizmente para ir à parte superior só existe acesso através de escadas! No piso inferior está localizado o palco para shows, pista de dança, mesas e dois bares. No piso superior encontra-se um bar com ampla visão do palco e da pista de dança e trinta mesas. Se tá a fim de esbaldar se jogue na pista mesmo!




Com um cardápio variado e muitas delícias oferecidas... Mas tanto o lugar de comprar fichas como o balcão dos bares foram projetados em altura que não atende um cadeirante ou pessoa com baixa estatura.

Tem banheiro exclusivo para pessoa com deficiência, só que esqueceram as barras e também tem sido usado como abrigo para produtos de limpeza!



É um ótimo lugar, porém precisa melhorar em alguns quesitos relacionados a acessibilidade, ficam as dicas! Se joguem dá para se divertir com tranquilidade. E o convite para esse fim de semana, que será bombação no Sancho:
Universitário de Natal até meia noite não paga!

19/02/2010 - Os Grupos Locais Axé Obá & Binho (Perfume de Gardenia) Fazem a Festa com Muito AXÉ no Sancho Music Bar
A Partir das 22:00h
20/02/2010 - Cure a ressaca do Carnaval com muito Pop, Rock, Soul, Salsa e Música Brasileira as Bandas Azúcar Jeans & Orquestra Boca Seca
A Partir das 22:00h
21/02/2010 - O Arquivo Vivo Junto com Pela Hora agitam o Domingo Com Muito Samba
A Partir das 20:30h

Contatos
Fone: 55 (84) 3219-0806
http://www.sanchopub.com.br/

Imagens: Site do Sancho e Arquivo do Natal Acessível

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

AVATAR

Sei que esse post vai ser bem atrasadinho, mas é que só pude ir conferir esse filme espetacular hoje... E vou dizer, indico demais!! Muito bala... Assisti em 3D, arrasooo!

Avatar é um filme de ficção científica, no qual um grupo de cientistas pretender dominar os alienígenas por causa de um mineral raro encontrado em Pandora, para isso, eles criam "clones" dos alienígenas para alcançar seus objetivos. O personagem principal é um paraplégico, ex militar, que além de aprender a língua e costumes próprios deste grupo, luta por sua sobrevivência e pela vida desses seres. O Jake (Sam Worthington) dá um show de sesibilidade e humanidade!

Segue o trailler para quem ainda não assistiu ficar com vontade...

Amanhã tem mais coisa boa!